29 de Setembro – Dia Mundial do Coração

As doenças cardiovasculares ou doenças do coração, são a principal causa de morte na Europa. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) registou que todos os anos em Portugal, morrem cerca de 35 mil pessoas vítimas de doenças cardiovasculares, o que representa um terço de toda a mortalidade no nosso país.

Uma alimentação inadequada é responsável por cerca de metade das incapacidades e mortes geradas pelas doenças cardiovasculares. No entanto, a má alimentação não é o único causador destas doenças. A esta juntam-se outros fatores de risco como o sedentarismo, tabagismo, stress e o consumo abusivo de bebidas alcoólicas.

Foi estimado que, anualmente a União Europeia tem um custo de 102 mil milhões de euros com as doenças do coração.

Dados divulgados no relatório do Infarmed de 2017 indicam que, os medicamentos para a diabetes e hipertensão-ambas consequências dos fatores de risco das doenças cardiovasculares-são dos principais responsáveis pelo volume de custos de saúde ao longo do ano, num total de 388 milhões de euros. Ainda, as substâncias destinadas ao tratamento da diabetes e da hipercolesterolemia (colesterol elevado) são as mais utilizadas pelo SNS.

Nos últimos anos, estas doenças cardiovasculares foram reconhecidas como doenças do estilo de vida, pois, embora fatores como a hereditariedade não possam ser revertidos, muitos outros fatores de risco como a alimentação, a atividade física e comportamentos aditivos podem ser controlados por cada um de nós e assim, prevenir e até reverter o aparecimento destas doenças.

Continua lendo

Compartilhe

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no Whatsapp

VEJA TAMBÉM