5 DICAS PARA SER MAIS FELIZ NO TRABALHO

E se olhássemos para o local de trabalho como um sítio ideal para promover a felicidade e um ambiente positivo para todos?

Um estudo realizado pela Staples, revela que ‘Demasiados trabalhadores em Portugal estão frustrados nos seus locais de trabalho’. Neste estudo, 92% dos inquiridos revelaram sentir-se “frustrados” em relação ao seu local de trabalho. Os autores do estudo afirmam que 87% da retenção dos colaboradores pode ser encorajada pelas condições de trabalho.

A maioria das pessoas passa mais horas no local de trabalho do que na sua casa! Se este for um ambiente infeliz, o tempo irá custar mais a passar, o desempenho e a motivação serão afetados, o ambiente entre colegas torna-se pesado e o que mais deseja será sair daquele espaço.

A pior parte é que ficará sem disposição para aproveitar o resto do dia, o que poderá ter implicações na sua vida pessoal.

Acreditamos que colaboradores felizes, estabelecem boas relações de companheirismo entre si, são mais motivados para desempenhar as tarefas, e consequentemente, são mais produtivos.

No entanto, não são só más notícias! Existem inúmeras práticas que as empresas podem implementar para promover a felicidade dos seus colaboradores e que farão toda a diferença na sua vida.

Deixamos 5 Dicas para ser mais feliz no trabalho – não se esqueça que pode aplicá-las a si mas também pode fazer a promoção destas práticas junto de todos os seus colegas:

1 | Comece o dia de uma forma positiva                                                                                                          

A forma como começa a sua manhã pode afetar o resto do seu dia. Estudos revelam que pessoas que começam o dia bem humoradas mostram-se mais produtivas e estabelecem boas relações com os seus colegas de trabalho. Por exemplo, tire alguns minutos para apreciar o seu café matinal ou fazer uma curta caminhada para respirar ar puro antes de ir para o trabalho. 20 minutos de caminhada são suficientes para aumentar a sua felicidade e bem estar.

2 | Faça pequenos progressos                                                                                                                           

Uma das coisas que mais influencia a motivação e felicidade, é chegar ao fim do dia com a sensação de que conseguiu fazer progressos e cumprir os objetivos a que se propôs.
Antes de começar o seu dia, experimente definir três tarefas que pretende concluir nesse dia. Pode pensar que 3 tarefas são poucas, mas dessa forma aumenta a probabilidade de as cumprir o que irá deixá-lo motivado e satisfeito.

3 | Ajude um colega                                                                                                                                                 

Há estudos que revelam que ajudar o outro nos faz sentir bem e felizes connosco próprios. Quando ajuda algum colega isso traduz-se num prémio para a sua saúde mental, o que promove satisfação pessoal. Assim, se algum colega lhe pedir ajuda com um projeto, tire alguns minutos para o fazer 😉

4 | Faça uma playlist de músicas que dêem um boost ao seu humor                                                  

 A música tem a capacidade de melhorar o nosso humor. Experimente fazer uma seleção das suas músicas preferidas e oiça-as enquanto trabalha.

5 | Dê uma volta na hora de almoço para descontrair                                                                       

Aproveite a hora de almoço para sair e apanhar um pouco de ar, esta é uma rotina ótima para melhorar o seu humor e aliviar o stress. Convide um colega para ir consigo.

Compartilhe

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on whatsapp
Compartilhe no Whatsapp

VEJA TAMBÉM

As competências do futuro profissional do departamento de Recursos Humanos devem estar alinhadas com as novas mudanças na gestão empresarial, tanto as derivadas da…
Entendem melhor, adaptam-se melhor a situações de mudança e incerteza, são mais empáticos, têm uma vida mais saudável… Pessoas com inteligência emocional desenvolvida têm…