Nos últimos anos, a saúde ocupacional passou a ser uma das principais preocupações das empresas e dos próprios profissionais. De acordo com um estudo recente da Oracle, a pandemia COVID-19 trouxe consigo o ano de trabalho mais stressante para as pessoas, afetando negativamente a saúde mental de 78% da força de trabalho global.

Falta de sono, stress, dificuldades profissionais e pessoais… a lista de problemas atinge mais pessoas que trabalham remotamente, e não é por acaso. Em muitos casos, estas pessoas carecem dos recursos necessários para administrar com eficácia a atual dinâmica de trabalho. As organizações devem, portanto, priorizar a saúde do trabalho dos seus colaboradores com ações concretas que promovam o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, evitando assim a temida queda da produtividade.

Funcionários motivados, produtivos e felizes. É possível?

Quando falamos do termo work-life-balance, referimo-nos a todas as políticas organizacionais que equilibram a carga de trabalho com o espaço pessoal dos profissionais. A importância deste assunto é bastante clara: a busca pela felicidade no ambiente de trabalho. Quando as pessoas conseguem harmonizar o seu desenvolvimento profissional com os seus objetivos pessoais e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional torna-se uma realidade tangível, a qualidade de vida dos trabalhadores melhora.

No entanto, melhorar o a saúde do trabalho não é apenas a coisa certa a fazer para a sua equipa, é também a melhor coisa para a sua empresa. As empresas que se preocupam em desenvolver o bem-estar dos seus funcionários podem apresentar crescimento dos lucros mesmo em momentos de instabilidade.

Um maior bem-estar no trabalho traduz-se definitivamente em maior resiliência, competitividade e produtividade.

Como promover a saúde do trabalho?

Para alcançar o bem-estar no trabalho, é necessário gerar e promover uma cultura de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal de todos os elementos da empresa. Para isso, as empresas devem desenvolver um programa de bem-estar ocupacional que lhes permita consolidar o seu compromisso sem descuidar a qualidade de vida.

1 – Ouça as preocupações e interesses dos seus colaboradores

A primeira etapa na criação de um plano de bem-estar no local de trabalho é definir os seus objetivos. Além de conduzir uma análise de base, é extremamente importante ouvir os colaboradores para aprender sobre os seus medos, preocupações e interesses. Quais são os seus problemas? Que ações concretas gostaria de ter na sua empresa? Desta forma, será possível equilibrar as necessidades da empresa com as dos próprios trabalhadores. Uma vez estabelecidas as prioridades, devemos analisar os resultados para garantir que a motivação seja uma constante e não apenas uma consequência específica.

2 – Promova hábitos saudáveis ​​entre os seus colaboradores

A formação permite adquirir as competências necessárias para a concretização de hábitos que melhoram o ambiente de trabalho e a saúde das equipas. Por exemplo, com planos de formação para desenvolver habilidades sociais dos trabalhadores que lhes permitam melhorar as suas tarefas, aumentar a sua produtividade, reduzir o stress diário, alimentarem-se melhor ou aprenderem sobre sono.

3 – Reconheça o trabalho dos seus colaboradores

Quando os seus colaboradores ou a sua equipa de trabalho atingem metas ou objetivos, o facto de reconhecer o seu esforço fará crescer o sentimento de satisfação, motivando-os e tornando-os mais comprometidos com a empresa.

Se a sua equipa sentir que os objetivos estão a ser alcançados, o sentimento de satisfação vai aumentar e, portanto, a motivação e o comprometimento.

4 – Ofereça boas condições e qualidade de trabalho

A remuneração justa e os incentivos são especialmente importantes. O salário é algo básico, mas reconhecer o esforço cria uma força de trabalho comprometida que se sente valorizada. Pode reconhecer o trabalho dos seus colaboradores dando-lhes dias de folga, prémios extras, presentes ou viagens.

Além disso, proporcionar aos seus colaboradores um espaço de trabalho confortável, limpo, digno e agradável melhorará os seus dias no escritório e, portanto, a sua produtividade.

Para o ajudar a desenvolver hábitos saudáveis ​​entre os seus colaboradores, tenha em atenção as competências que lhes permitem organizar melhor as suas tarefas, aumentar a sua produtividade e reduzir o stress diário.

Como pode perceber, apostar na saúde do trabalho da sua equipa é apostar em melhorar o seu compromisso emocional com a sua organização, mantendo os seus colaboradores motivados, felizes e produtivos.