O stress relacionado com o trabalho é uma epidemia e, infelizmente, altos níveis de stress não só prejudicam a saúde dos seus colaboradores, como também afetam os seus negócios. Em muitos casos, o stress é um evento curto e dura apenas enquanto dura um projeto ou tarefa. Este é um stress agudo ou de curto prazo.

O corpo foi construído para lidar com o stress agudo, mas não para lidar com longos períodos de stress. Quando as condições stressantes persistem, havendo stress crónico ou stress a longo prazo, o corpo começa a entrar em colapso. Quando ocorre stress crónico, o declínio da nossa saúde é absolutamente inevitável.

Torne-se um líder melhor, ajudando a sua equipa com a psicologia organizacional

Portanto, o seu trabalho como líder é essencial. Quando os membros da sua equipa aprendem a gerir o stress, melhoram todos os relacionamentos. Com isso, não só as relações de trabalho são afetadas, mas também as relações com os seus parceiros, clientes e fornecedores melhoram. Para ter melhores hábitos e comportamentos de liderança, deve educar-se contínua e proactivamente sobre questões de stress, enquanto melhora as estratégias de psicologia organizacional que ajudam a reduzir o stress.

1. Providencie ferramentas

Como líder, precisa de colocar a sua equipa no caminho do sucesso, dando-lhes as ferramentas necessárias para aprender a gerir o stress. Há muitas coisas que pode fazer, incluindo aulas de gestão de tempo ou formações sobre como priorizar e delegar corretamente. Tente medir constantemente os níveis de stress para ver se as suas estratégias têm sido eficazes. Assuma, lidere.

Deve capacitar a sua equipa para o sucesso, oferecendo recursos adicionais específicos para as necessidades de cada indivíduo.

Quando dá aos seus funcionários as ferramentas para gerir o stress, dá-lhes a capacidade de estar no controlo do seu destino. E isso é importante porque quanto mais controlo têm sobre as situações difíceis dos dia a dia, menos stressados ​​ se sentem. Adrenalina, cortisol e norepinefrina são as hormonas do stress que se originam nos nossos cérebros e percorrem os nossos corpos, que se acalmam quando sentimos que voltamos ao controlo e a ameaça desapareceu.

3. Incentive os seus colaboradores a fazerem pausas quando necessário

Sabia que quase 8 em cada 10 funcionários obrigam-se a trabalhar quando estão doentes? Motive-os a preocuparem-se com a sua saúde e lembre-os da importância do descanso. Crie um ambiente que incentiva pausas quando necessário. Fazer isso pode ser mais fácil do que imagina.

Comece por incentivar os seus colaboradores a utilizarem o seu tempo livre para terem hábitos mais saudáveis. Também deve incentivá-los a terem atenção ao sono. Provavelmente, se estão stressados, não estão a dormir bem. O stress causa um desequilíbrio nas hormonas do sono, fazendo com que as hormonas estimulantes como o cortisol sejam libertadas em excesso. Estas hormonas interrompem o ciclo do sono e o seu impacto é significativo.

A falta de sono leva à irritabilidade, baixa concentração, diminuição da capacidade de fazer resolver problemas óbvios e diminuição da capacidade de tomar boas decisões. Também é prejudicial para os seus relacionamentos, dentro e fora do escritório. Reserve um tempo para explicar aos seus colaboradores os riscos de trabalhar sob stress e certifique-se de que eles sabem que dormir mal os torna menos produtivos. Ao priorizar o descanso, reduz o stress e melhora o desempenho da sua equipa.

A criação de um ambiente de trabalho livre de stress não acontece da noite para o dia. Requer muito tempo, dedicação e compromisso, mas há poucas coisas mais importantes como líder do que reduzir o stress. E o mais importante: usar a psicologia organizacional cuidar de si mesmo e da sua equipa.