Dicas da Especialista: Aproveitar este período para investirmos em nós

 

 

Este é o sexto tema da rubrica ‘Gerir a saúde mental e emocional em tempos de COVID-19’.

As quintas dicas dedicadas ao tema ‘Levar este período com humor e leveza’ estão disponíveis, e pode consultá-las aqui!

Continue a ler ou conheça agora a solução personalizada que criámos para a sua empresa de forma a proteger a saúde mental e emocional dos seus colaboradores: Saiba mais aqui!

Dicas de Gestão da Saúde Mental e Emocional
Tema #6: Investirmos em nós

 

Aprender um novo curso, fazer webinares e participar em fóruns online

Costuma-se dizer que conhecimento nunca ocupou espaço! Se, anteriormente, não tínhamos tempo e/ou possibilidade para realizar aquele curso que tanto gostávamos, agora, podemos aproveitar o tempo para investir na nossa literacia, aprendizagem e desenvolver inúmeras competências!

Mesmo em casa, isso é possível e existem, atualmente, imensos cursos, webinares, workshops e fóruns disponíveis, a preços bem acessíveis e, alguns deles, mesmo gratuitos! Aproveitemos a oportunidade para reverter a situação a nosso favor e investirmos em nós!

Tirar tempo para investirmos em nós

Regra fundamental para a preservação da nossa saúde mental e bem-estar emocional! Termos tempo para nós! Ao contrário do que costumamos, muitas vezes dizer, nunca é perder tempo. Irá permitir-nos viver e olhar para a vida com outros olhos, focarmo-nos em nós, no nosso bem-estar, felicidade e alcance de uma maior estabilidade emocional. Em tempos de quarentena, cuidar de si é um dos lemas!

Torna-se importante mencionar que cada um de nós tem a sua individualidade e é distinto de todos os outros. Foram aqui mencionadas e exemplificadas algumas estratégias que podem ser utilizadas para mantermos a nossa sanidade mental em tempos de pandemia.

No entanto, há que ressaltar que nem todas as estratégias funcionam de igual forma com todos nós. Estas deverão ser adaptadas e ajustadas, consoante a pessoa. No final, o importante, é que permita ao próprio identificar-se, compreender-se, reajustar-se, estabelecer um melhor equilíbrio físico, mental e emocional, para a preservação da sua saúde, segurança e bem-estar.

Nós podemos mudar tudo! Temos o poder para cortar os pensamentos intrusivos e alterar, para melhor, o nosso interior, o que sentimos e a forma como reagimos aos acontecimentos que nos surgem.

E muito importante! Nunca reprimir as nossas emoções e deixar de expressar o que sentimos! A resiliência, a coragem, criatividade e capacidade de consciencialização são muito importantes em alturas complicadas e situações de grande adversidade como esta pela qual estamos a passar. A coragem, não é ausência de medo, mas sim a nossa resposta ativa e de força interior perante esse mesmo medo! Utilizemos a nossa energia para acreditar e não para nos preocuparmos em demasia! E acreditemos! Que Tudo Vai Ficar Bem!

Este é o último tema das ‘Dicas da Especialista’, esperamos que tenha gostado, que estas dicas tenham sido úteis e que consiga preservar a integridade da saúde física e, principalmente, mental dos seus colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on whatsapp
Compartilhe no Whatsapp

VEJA TAMBÉM

As competências do futuro profissional do departamento de Recursos Humanos devem estar alinhadas com as novas mudanças na gestão empresarial, tanto as derivadas da…
Entendem melhor, adaptam-se melhor a situações de mudança e incerteza, são mais empáticos, têm uma vida mais saudável… Pessoas com inteligência emocional desenvolvida têm…