Este é o sexto tema da rubrica ‘Gerir a saúde mental e emocional em tempos de COVID-19’.
As quintas dicas dedicadas ao tema ‘Levar este período com humor e leveza’ estão disponíveis, e pode consultá-las aqui!
Continue a ler ou conheça agora a solução personalizada que criámos para a sua empresa de forma a proteger a saúde mental e emocional dos seus colaboradores: Saiba mais aqui!
Dicas de Gestão da Saúde Mental e Emocional
Tema #6: Investirmos em nós
Aprender um novo curso, fazer webinares e participar em fóruns online
Costuma-se dizer que conhecimento nunca ocupou espaço! Se, anteriormente, não tínhamos tempo e/ou possibilidade para realizar aquele curso que tanto gostávamos, agora, podemos aproveitar o tempo para investir na nossa literacia, aprendizagem e desenvolver inúmeras competências!
Mesmo em casa, isso é possível e existem, atualmente, imensos cursos, webinares, workshops e fóruns disponíveis, a preços bem acessíveis e, alguns deles, mesmo gratuitos! Aproveitemos a oportunidade para reverter a situação a nosso favor e investirmos em nós!
Tirar tempo para investirmos em nós
Regra fundamental para a preservação da nossa saúde mental e bem-estar emocional! Termos tempo para nós! Ao contrário do que costumamos, muitas vezes dizer, nunca é perder tempo. Irá permitir-nos viver e olhar para a vida com outros olhos, focarmo-nos em nós, no nosso bem-estar, felicidade e alcance de uma maior estabilidade emocional. Em tempos de quarentena, cuidar de si é um dos lemas!
Torna-se importante mencionar que cada um de nós tem a sua individualidade e é distinto de todos os outros. Foram aqui mencionadas e exemplificadas algumas estratégias que podem ser utilizadas para mantermos a nossa sanidade mental em tempos de pandemia.
No entanto, há que ressaltar que nem todas as estratégias funcionam de igual forma com todos nós. Estas deverão ser adaptadas e ajustadas, consoante a pessoa. No final, o importante, é que permita ao próprio identificar-se, compreender-se, reajustar-se, estabelecer um melhor equilíbrio físico, mental e emocional, para a preservação da sua saúde, segurança e bem-estar.
Nós podemos mudar tudo! Temos o poder para cortar os pensamentos intrusivos e alterar, para melhor, o nosso interior, o que sentimos e a forma como reagimos aos acontecimentos que nos surgem.
E muito importante! Nunca reprimir as nossas emoções e deixar de expressar o que sentimos! A resiliência, a coragem, criatividade e capacidade de consciencialização são muito importantes em alturas complicadas e situações de grande adversidade como esta pela qual estamos a passar. A coragem, não é ausência de medo, mas sim a nossa resposta ativa e de força interior perante esse mesmo medo! Utilizemos a nossa energia para acreditar e não para nos preocuparmos em demasia! E acreditemos! Que Tudo Vai Ficar Bem!
Este é o último tema das ‘Dicas da Especialista’, esperamos que tenha gostado, que estas dicas tenham sido úteis e que consiga preservar a integridade da saúde física e, principalmente, mental dos seus colaboradores.