Este é o quinto tema da rubrica ‘Gerir a saúde mental e emocional em tempos de COVID-19’.
As quartas dicas dedicadas ao tema ‘Manter a Rotina de Trabalho’ estão disponíveis, e pode consultá-las aqui!
Continue a ler ou conheça agora a solução personalizada que criámos para a sua empresa de forma a proteger a saúde mental e emocional dos seus colaboradores: Saiba mais aqui!
Dicas de Gestão da Saúde Mental e Emocional
Tema #5: Levar este período com humor e leveza
O humor como bom companheiro
O humor é um ótimo aliado no combate, não só ao isolamento, como também à diminuição de ansiedade, estados de depressão, oscilações emocionais, ou irritabilidade exacerbadas, contribuindo para o aumento da sensação de alegria, boa disposição e bem-estar generalizado. Sorrir e rir fazem bem à saúde!
Usar canais televisivos, de Youtube, páginas de redes sociais, ou mesmo assistir a lives de comediantes, poderá alegrar os nossos dias, dando-lhes um cunho humorístico muito proveitoso!
Utilizar o humor connosco e com os outros, irá melhorar a nossa disposição e permitirá encarar as coisas de uma forma mais positiva e menos catastrofista.
Apanhar sol
Mesmo estando de quarentena/em isolamento, não há razão para não apanharmos um pouco de sol. Exposição solar diária, pelo menos durante 15 minutos, ajuda a melhorar o nosso humor, estado de espírito e força interior, permitindo-nos encarar o nosso dia de uma forma mais positiva e estimulante. Para além disso, a vitamina D é um fator extremamente importante no combate às carências imunológicas.
Esta exposição solar permite, assim, fortalecer o nosso sistema imunitário e reagirmos, de melhor forma, no combate a determinadas doenças e/ou carências. No jardim, na varanda, ou mesmo à janela.
Abrir as janelas de casa logo pela manhã, permite que a casa respire e que nela entre a luz solar! Isto irá melhorar bastante a forma como nos sentimos em nossa casa e irá melhorar a forma como encaramos o resto do dia.
Mindfulness e respiração profunda
O stress, a ansiedade e a tensão exacerbados surgem da agitação mental e negativismo emocional, em larga escala e de forma continuada. Vivemos, constantemente presos, quer às memórias do passado, quer às preocupações e incertezas do futuro, não usufruindo daquilo que o presente tem de melhor para nos oferecer.
Isto permite-nos focar no presente, em nós mesmos, no que estamos a sentir, a experienciar e estar em pleno no aqui e agora. Porém, isso é possível se pararmos um pouco, relaxarmos, olharmos para nós mesmos, permitindo escutar as nossas emoções e aquilo que estamos a sentir.
Se nos permitirmos a isso, vamos criar janelas saudáveis na nossa mente, que vão permitir com que haja uma mudança da nossa realidade, com uma perspetiva mais aprazível, positiva, estimulante e motivadora.
A prática de Mindfulness e respiração profunda ajudam-nos nesta busca pela auto-consciência, auto-conhecimento, experiência de emoções e sentimentos próprios, prestando atenção ao que se passa no aqui e agora.
Ajuda-nos, assim, a restabelecer o equilíbrio mental e emocional, a lidar melhor com a frustração, permitindo um maior auto-controlo, gestão da ansiedade e do stress e encontrar maior acalmia, tranquilidade e paz interior.
Criar um ambiente calmo e relaxante, sem ruídos que incomodem a nossa concentração e relaxamento. Utilizar uma música de fundo calma e relaxante, poderá ajudar-nos nesta prática, que pode ser executada em
qualquer altura do dia.
Esperamos que estas dicas tenham sido úteis e que consiga preservar a integridade da saúde física e, principalmente, mental dos seus colaboradores!