Bem-vindo ao quarto tema da rubrica ‘Gerir a saúde mental e emocional em tempos de COVID-19’.
Esta é uma rubrica que pretende, oferecer um conjunto de dicas sugeridas pela nossa psicóloga especialista Joana Sousa.
As terceiras dicas dedicadas ao tema ‘Manter um estilo de vida ativo e saudável’ já estão disponíveis, e pode consultá-las aqui!
As dicas desta semana abordam o tema: Manter a rotina de trabalho
Continue a ler ou conheça agora a solução personalizada que criámos para a sua empresa de forma a proteger a saúde mental e emocional dos seus colaboradores: Saiba mais aqui!
Dicas de Gestão da Saúde Mental e Emocional
Tema #4: Manter a rotina de trabalho
Manter uma rotina saudável e adequada
Mesmo estando em casa, o manter da rotina pode ajudar-nos a diminuir a sensação de que estamos sempre no mesmo local e de que não saímos de casa. Tentar manter os nossos hábitos, desde a hora de acordar, levantar, tomar banho, vestir e prepararmo-nos como se fossemos sair para trabalhar, ou fazer outra coisa que era habitual no nosso dia a dia.
É, de igual modo, importante respeitarmos as horas de sono, tirarmos o nosso momento do dia para fazer exercício e outras atividades de que gostamos. Isto irá ajudar a lidar com o isolamento de uma forma mais positiva, motivadora e com outra energia e predisposição.
Olhar para o calendário e ver agenda completa (seja com trabalho, atividades, ou outras coisas), poderá ajudar a que sintamos que o nosso dia se encontra bem preenchido. Para além disso, mantermo-nos ocupados e descentralizados dos assuntos referentes à pandemia e que geram tanta tensão, medo e ansiedade.
Possibilidade de continuar a trabalhar em regime de teletrabalho
Se tivermos esta possibilidade e estivermos em regime de teletrabalho, é relevante para nós escolhermos e prepararmos um local para poder trabalhar que seja distinto da divisão onde dormimos, descansamos e relaxamos um pouco.
Fazer pausas regulares de 30 em 30 minutos, levantar, mudar de sítio de vez em quando, sair um pouco para ir até à varanda, ou até à janela apanhar ar fresco e beber um café, ou um chá, são algumas das coisas que podemos fazer ao longo do dia e que tornem o nosso trabalho em casa menos esgotante, cansativo e stressante.
Organizar o espaço de trabalho de forma a que nos sintamos confortáveis, acolhidos e calmos, que nos permita concentrar e nos transmita motivação, boas energias e tranquilidade ao mesmo tempo.
Utilizar uma planta de interior ao nosso gosto, uma vela, alguns adornos que nos façam sentir bem e que, ao mesmo tempo, nos transmitam a sensação de que estamos, efetivamente, num local destinado para trabalhar.
Mesmo estando em regime de teletrabalho, é de grande importância não estar 24 horas a trabalhar. Tentar cumprir o horário laboral e, posteriormente, tirar tempo para nós e para as coisas que também nos dão prazer fazer. Desligar das obrigações e afazeres laborais também é necessário, para que consigamos gerir a ansiedade e stress aumentados neste tempo de quarentena.
Estes pequenos ajustes e adaptações, ajudam imenso a diminuir esta sensação de confinamento/isolamento e a prevenir a irritação, frustração, stress e tensão no dia a dia.
Esperamos que estas dicas tenham sido úteis e que consiga preservar a integridade da saúde física e, principalmente, mental dos seus colaboradores!