Dicas da Especialista: Manter a rotina de trabalho

 

Bem-vindo ao quarto tema da rubrica ‘Gerir a saúde mental e emocional em tempos de COVID-19’.

Esta é uma rubrica que pretende, oferecer um conjunto de dicas sugeridas pela nossa psicóloga especialista Joana Sousa.

As terceiras dicas dedicadas ao tema ‘Manter um estilo de vida ativo e saudável’ já estão disponíveis, e pode consultá-las aqui!

As dicas desta semana abordam o tema: Manter a rotina de trabalho

Continue a ler ou conheça agora a solução personalizada que criámos para a sua empresa de forma a proteger a saúde mental e emocional dos seus colaboradores: Saiba mais aqui!

Dicas de Gestão da Saúde Mental e Emocional
Tema #4: Manter a rotina de trabalho

 

Manter uma rotina saudável e adequada

Mesmo estando em casa, o manter da rotina pode ajudar-nos a diminuir a sensação de que estamos sempre no mesmo local e de que não saímos de casa. Tentar manter os nossos hábitos, desde a hora de acordar, levantar, tomar banho, vestir e prepararmo-nos como se fossemos sair para trabalhar, ou fazer outra coisa que era habitual no nosso dia a dia.

É, de igual modo, importante respeitarmos as horas de sono, tirarmos o nosso momento do dia para fazer exercício e outras atividades de que gostamos. Isto irá ajudar a lidar com o isolamento de uma forma mais positiva, motivadora e com outra energia e predisposição.

Olhar para o calendário e ver agenda completa (seja com trabalho, atividades, ou outras coisas), poderá ajudar a que sintamos que o nosso dia se encontra bem preenchido. Para além disso, mantermo-nos ocupados e descentralizados dos assuntos referentes à pandemia e que geram tanta tensão, medo e ansiedade.

Possibilidade de continuar a trabalhar em regime de teletrabalho

Se tivermos esta possibilidade e estivermos em regime de teletrabalho, é relevante para nós escolhermos e prepararmos um local para poder trabalhar que seja distinto da divisão onde dormimos, descansamos e relaxamos um pouco.

Fazer pausas regulares de 30 em 30 minutos, levantar, mudar de sítio de vez em quando, sair um pouco para ir até à varanda, ou até à janela apanhar ar fresco e beber um café, ou um chá, são algumas das coisas que podemos fazer ao longo do dia e que tornem o nosso trabalho em casa menos esgotante, cansativo e stressante.

Organizar o espaço de trabalho de forma a que nos sintamos confortáveis, acolhidos e calmos, que nos permita concentrar e nos transmita motivação, boas energias e tranquilidade ao mesmo tempo.

Utilizar uma planta de interior ao nosso gosto, uma vela, alguns adornos que nos façam sentir bem e que, ao mesmo tempo, nos transmitam a sensação de que estamos, efetivamente, num local destinado para trabalhar.

Mesmo estando em regime de teletrabalho, é de grande importância não estar 24 horas a trabalhar. Tentar cumprir o horário laboral e, posteriormente, tirar tempo para nós e para as coisas que também nos dão prazer fazer. Desligar das obrigações e afazeres laborais também é necessário, para que consigamos gerir a ansiedade e stress aumentados neste tempo de quarentena.

Estes pequenos ajustes e adaptações, ajudam imenso a diminuir esta sensação de confinamento/isolamento e a prevenir a irritação, frustração, stress e tensão no dia a dia.

Esperamos que estas dicas tenham sido úteis e que consiga preservar a integridade da saúde física e, principalmente, mental dos seus colaboradores!

As próximas dicas abordam a temática:
Levar este período com humor e leveza | Fique atento!

Compartilhe

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on whatsapp
Compartilhe no Whatsapp

VEJA TAMBÉM

As competências do futuro profissional do departamento de Recursos Humanos devem estar alinhadas com as novas mudanças na gestão empresarial, tanto as derivadas da…
Entendem melhor, adaptam-se melhor a situações de mudança e incerteza, são mais empáticos, têm uma vida mais saudável… Pessoas com inteligência emocional desenvolvida têm…