Um colaborador feliz é um colaborador produtivo. Este é um dos princípios básicos de todas as empresas do século XXI. Já se foi o tempo em que se pensava que um gestor austero incentivava os seus colaboradores a serem mais produtivos… Agora, para sorte de todos nós, sabe-se que o que deixa os colaboradores realmente felizes são os benefícios que as empresas oferecem.
Afinal, se um colaborador usufruir de incentivos, não só ficará mais feliz no próprio trabalho, como a sua felicidade o impedirá de querer trabalhar noutra empresa concorrente.
Portanto, caso ache que deveria oferecer mais benefícios aos seus colaboradores, este artigo oferece algumas ideias que pode colocar em prática.
- Trabalho flexível
Está cada vez mais comprovado que horários rígidos podem prejudicar a produtividade do colaborador, além de não terem em consideração o colaborador e as suas necessidades. Quando o colaborador tem liberdade para adaptar o seu horário à sua vida pessoal e familiar, existe um maior equilíbrio entre as diferentes áreas da sua vida e como tal com um maior bem-estar. E mais: se combinarmos o horário flexível com o teletrabalho, os benefícios podem não ser apenas para o colaborador, mas também para a empresa, visto que o teletrabalho diminui custos associados à sua presença física nos escritórios.
- Desenvolvimento profissional
Este é um dos benefícios básicos que qualquer empresa deve oferecer. Os colaboradores devem ter acesso a ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento profissional. A formação contínua costuma ser o melhor método para garantir esse desenvolvimento profissional.
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A formação interna é uma ferramenta muito importante nas empresas que se empenham em valorizar o talento dos colaboradores, através de ferramentas que potenciam o seu desenvolvimento profissional ao longo do tempo. Deste ponto de vista, a formação dos colaboradores tem um impacto positivo na evolução da própria empresa e também da motivação do colaborador.
Uma das vantagens das formações internas é facilitar o processo de desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador e colocar à sua disposição os meios adequados, uma vez que nem sempre é fácil, devido ao horário de trabalho, conciliar o trabalho e vida pessoal com as outras atividades.
Os profissionais que atuam em empresas empenhadas no seu desenvolvimento profissional sentem-se valorizados e reconhecidos pelo seu talento, além de desenvolverem a sua atividade num ambiente que integra o valor do humanismo na empresa e não considera apenas os benefícios e resultados da mesma.
- Reconhecimento
É absolutamente necessário que as empresas reconheçam o trabalho dos seus colaboradores quando bem executado. Um colaborador que é reconhecido pelo seu trabalho é um colaborador que se esforçará para fazer o seu trabalho da melhor maneira possível.
O não reconhecimento é um dos pontos que mais causa a insatisfação dos colaboradores no ambiente profissional. As empresas de maior sucesso são aquelas que sabem como reconhecer os seus colaboradores. O ser humano procura reconhecimento, é algo inato.
Um dos benefícios de reconhecer as realizações dos colaboradores é reduzir a ansiedade. Quando um colaborador é reconhecido, sente-se menos pressionado, reduzindo o stress e o absenteísmo e aumentando a motivação.
Um colaborador motivado tem orgulho da empresa para a qual trabalha, o que significa lealdade e menos rotatividade.
Além disso, partilhar a atitude de reconhecimento da empresa com outros colaboradores, gera uma cultura de reconhecimento, provocando atitudes semelhantes noutros colaboradores.
- Benefícios sociais
A maioria dos benefícios discutidos acima representa custo zero (ou indireto) para a empresa. Os benefícios sociais, por outro lado, tendem a ter custos implícitos. Estes benefícios podem ser seguros, cartão de alimentação, infantário para os filhos dos colaboradores, massagens grátis, etc. e pretendem suportar e facilitar a vida do colaborador contribuindo para um maior bem-estar.
São todo um conjunto de melhorias na vida do trabalhador que, sem dúvida, o farão muito mais feliz.
É como dissemos inicialmente: um colaborador feliz é um colaborador produtivo.
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