Engagement: o grande desafio das organizações

Grande parte das empresas sabe que cuidar dos seus funcionários terá um impacto direto no aumento da produtividade e do desempenho, o que acaba por traduzir-se em benefícios para o negócio. No entanto, a maioria das empresas não é capaz de identificar ou criar programas e medidas de bem-estar eficazes, cujo impacto pode sempre ser medido.

Para estimular e desenvolver engagement e uma relação positiva entre as organizações e os seus colaboradores, é fundamental introduzir uma cultura de bem-estar nas empresas, uma cultura que, paralelamente, atrai, retém e cuida dos melhores talentos. Este é, sem dúvida, um dos maiores desafios para os gestores de RH.

As empresas devem implementar programas de bem-estar, que podem ser definidos como um conjunto de atividades que promovem o bem-estar no trabalho como atividades físicas, socioculturais e de saúde mental.

À primeira vista, podemos pensar que estes programas beneficiam apenas o colaborador, mas também trazem múltiplas vantagens para as empresas como maior produtividade, motivação e felicidade do colaborador.

Quais são as práticas que podem potenciar o engagement entre empresas e colaboradores?

Assim como no ambiente familiar, escolar ou social, a equipa empresarial deve sentir-se integrada, apoiada e respeitada no seu ambiente. Líderes e gestores têm um papel fundamental na promoção de um ambiente mais pessoal, onde os seus colaboradores possam expressar opiniões e ideias.

As empresas podem promover e reforçar tal comportamento através de algumas celebrações na empresa, com o objetivo de manter boas relações e um ambiente de apoio e reciprocidade. Muitas empresas preferem adotar este tipo de comportamento, uma cultura corporativa mais humana, com menos hierarquia e autoritarismo.

Exemplos de atividades que potenciam a relação positiva entre as organizações e os seus colaboradores:

Workshop ambiental
O workshop ambiental é uma atividade de Team Building destinada a empresas que pretendem desenvolver conhecimentos sobre sustentabilidade e o ambiente.

Workshop Masterchef
Esta é a atividade perfeita para mergulhar no mundo da culinária enquanto trabalha a cooperação e a dinâmica de grupo.

Peddy Paper
Esta é uma excelente atividade para estimular os laços entre os colaborados. Uma iniciativa que promove o espírito de equipa e união.

Paintball
Paintball é uma atividade estratégica onde os participantes têm de pôr à prova as suas capacidades de organização.

Workshop de pintura
Neste workshop os colaboradores podem desenvolver o seu lado mais criativo.

Workshop de terapia do riso
O workshop de terapia do riso normalmente é realizado em grupo porque o riso é contagioso por natureza.

Workshop de Yoga
A palavra “Yoga” vem do sânscrito “Ioga” que significa união. A união concentra-se na capacidade de desenvolver habilidades e melhorias no nosso corpo, bem como na nossa mente.

Workshop de nutrição
O workshop de nutrição ensina hábitos de vida saudáveis ​​e traz muitos benefícios a curto e longo prazo.

Workshop de mindfulness
O workshop de mindfulness ajuda a adotar hábitos de vida saudáveis, disponibilizando aos participantes as ferramentas e técnicas de relaxamento mais benéficas para o seu bem-estar, tanto no ambiente de trabalho como no ambiente pessoal.

Workshop de alongamentos
O workshop de alongamentos permite aos participantes aprenderem diferentes exercícios de alongamento, orientados por um profissional, que poderão colocar em prática no trabalho.

Estas são algumas das ideias que pode pôr em prática na sua empresa para melhorar o relacionamento entre a empresa e os seus colaboradores. A maioria das pessoas passa dois terços da sua vida no trabalho, razão pela qual este é um espaço central de promoção de bem-estar e saúde mental dos colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on whatsapp
Compartilhe no Whatsapp

VEJA TAMBÉM

As competências do futuro profissional do departamento de Recursos Humanos devem estar alinhadas com as novas mudanças na gestão empresarial, tanto as derivadas da…
Entendem melhor, adaptam-se melhor a situações de mudança e incerteza, são mais empáticos, têm uma vida mais saudável… Pessoas com inteligência emocional desenvolvida têm…