Porque devem ser promovidas culturas de saúde no setor da indústria?

Estima-se que 83,3% das mortes relacionadas com o trabalho, advém das doenças ocupacionais, e acidentes de trabalho revelam os restantes 13,7%.

Dado isto, nos últimos anos tem crescido uma preocupação em desenvolver iniciativas para promover a saúde, o bem estar e a segurança no local de trabalho, e assim, tornar os colaboradores fisicamente e psicologicamente mais saudáveis.

Um dos setores de maior destaque para promoção de saúde, é o da indústria. Colaboradores deste setor, estão sujeitos à exigência de muito esforço físico. A movimentação de cargas, os movimentos repetitivos, o estar sempre na mesma posição, a má postura e o ritmo acelerado, fazem parte deste tipo de trabalho. Estas condições ao longo do tempo, terão consequências na saúde destes colaboradores e lesões irão surgir, as chamadas lesões músculo-esqueléticas (LMERT).

As LMERT são das doenças ocupacionais mais prevalentes, e afetam milhões de colaboradores mundialmente. Estas influenciam geralmente a zona dorso-lombar, cervical, ombros e membros superiores. Dores intensas ou situações clínicas mais graves como lombalgias ou tendinites, podem afetar os colaboradores deste setor, obrigando-os a faltar ao trabalho e a receber inclusivamente tratamento médico.

Continua lendo

Compartilhe

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no Whatsapp

VEJA TAMBÉM

A depressão pós épocas festividades, também conhecida como transtorno afetivo sazonal, é real. O que para muitos pode ter sido a melhor época do…