Porque devem ser promovidas culturas de saúde no setor da indústria?

Estima-se que 83,3% das mortes relacionadas com o trabalho, advém das doenças ocupacionais, e acidentes de trabalho revelam os restantes 13,7%.

Dado isto, nos últimos anos tem crescido uma preocupação em desenvolver iniciativas para promover a saúde, o bem estar e a segurança no local de trabalho, e assim, tornar os colaboradores fisicamente e psicologicamente mais saudáveis.

Um dos setores de maior destaque para promoção de saúde, é o da indústria. Colaboradores deste setor, estão sujeitos à exigência de muito esforço físico. A movimentação de cargas, os movimentos repetitivos, o estar sempre na mesma posição, a má postura e o ritmo acelerado, fazem parte deste tipo de trabalho. Estas condições ao longo do tempo, terão consequências na saúde destes colaboradores e lesões irão surgir, as chamadas lesões músculo-esqueléticas (LMERT).

As LMERT são das doenças ocupacionais mais prevalentes, e afetam milhões de colaboradores mundialmente. Estas influenciam geralmente a zona dorso-lombar, cervical, ombros e membros superiores. Dores intensas ou situações clínicas mais graves como lombalgias ou tendinites, podem afetar os colaboradores deste setor, obrigando-os a faltar ao trabalho e a receber inclusivamente tratamento médico.

Isto é um prejuízo não só para o colaborador, mas também para produtividade e desempenho da empresa. É importante que os responsáveis falem com os seus colaboradores, e saibam o que estes sentem em relação às suas condições de trabalho, em ordem de abordar possíveis problemas para facilitar a sua solução.

Damos-lhe uma sugestão de medidas preventivas que pode adotar, para combater o aparecimento das LMERT junto dos seus colaboradores:

• Garantir que os equipamentos são ergonomicamente adequados para as funções
• Sensibilizar e dar formação aos colaboradores sobre os riscos inerentes da função
• Fazer uma melhor gestão, de forma a evitar o trabalho repetitivo ou prolongado em posturas incorretas
• Facultar formação para a correção das más posturas
• Incentivar os colaboradores a fazerem pausas ativas

É importante que as empresas do setor da indústria, tenham uma preocupação em incluir uma cultura de saúde e segurança para os seus colaboradores, na sua responsabilidade social.

 

Bibliografia

Direção-Geral de Saúde. (2018). Programa Nacional de Saúde Ocupacional Extensão 2018-2020. Lisboa.

Marsh, G., Lewis, V., Macmillan, J., & Gruszin, S. (2018). Workplace wellness: industry associations are well placed and some are ready to take a more active role in workplace health. Retrieved 28 November 2019, from https://bmchealthservres.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12913-018-3364-7

Mette, J., Garrido, M., Preisser, A., Harth, V., & Mache, S. (2018). Workplace health promotion for employees working in offshore wind parks in the German exclusive economic zone: a mixed-methods study.

Lesões musculosqueléticas. (2019). Retrieved 28 November 2019, from https://osha.europa.eu/pt/themes/musculoskeletal-disorders

Compartilhe

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on whatsapp
Compartilhe no Whatsapp

VEJA TAMBÉM

As competências do futuro profissional do departamento de Recursos Humanos devem estar alinhadas com as novas mudanças na gestão empresarial, tanto as derivadas da…
Entendem melhor, adaptam-se melhor a situações de mudança e incerteza, são mais empáticos, têm uma vida mais saudável… Pessoas com inteligência emocional desenvolvida têm…