Toda esta crise instalada derivada do COVID-19 obrigou muitas empresas a terem de se adaptar rapidamente para conseguirem de alguma forma, manter a sua atividade económica e os seus colaboradores.
Muitas delas possibilitaram que os seus colaboradores trabalhassem a partir de casa, outras mudaram completamente os seus processos produtivos, no intuito de ajudar a dar resposta ao aumento exponencial da procura por materiais de proteção, e outras, aumentaram a sua atividade para que não faltassem bens de primeira necessidade.
A Pandemia com certeza obrigou muitas empresas a pararem e a terem de reinventar-se, o momento é de real preocupação e seriedade, e esta crise é sem dúvida devastadora. No entanto, acreditamos que as crises trazem algo muito positivo, elas obrigam-nos a evoluir, a inovar, a procurar incansavelmente por soluções, e tudo isto num período incrivelmente curto.
Conheça agora alguns dos fatores positivos que esta pandemia trouxe para as empresas:
Avanço tecnológico
Esta crise obrigou inúmeras empresas a dar um salto tecnológico brutal. Houve uma necessidade instantânea de adaptação e de procura por soluções, com vista a aumentar e transformar os processos da atividade empresarial, numa resposta às necessidades atuais.
Estes avanços permitem que estas empresas se tornem efetivamente mais competitivas e experientes no mercado, algo que consideramos extremamente positivo e enriquecedor.
Capacidade de adaptação
A procura crescente por materiais de proteção e bens de primeira necessidade, obrigou a muitas empresas de diversas áreas a arregaçarem as mangas e criarem produtos/serviços para colmatarem estas necessidades.
Outras empresas também se adaptaram convertendo-se ao regime de teletrabalho, esta solução permitiu que estas empresas mantivessem os seus colaboradores e a sua atividade.
A capacidade que uma empresa tem para se adaptar tendo em conta as circunstâncias, torna-a mais resiliente para fazer frente a possíveis ameaças que ponham em causa o seu negócio e as suas pessoas.
Criatividade/Inovação
Para empresas que por alguma razão estagnaram, estes períodos são extremamente importantes, pois obrigam a que as equipas pensem ‘fora de caixa’ para conseguirem encontrar soluções e novas estratégias de negócio em tempo record. Esta criatividade na verdade, pode salvar a continuidade de uma empresa.
Solidariedade
Esta pandemia gerou uma onda solidária de norte a sul, e as empresas também aderiram contribuindo com inúmeras doações para ajudarem entidades de saúde, pessoas carenciadas e instituições.
Até mesmo, algumas empresas concorrentes se juntaram para colaborarem nesta onda solidária.
Estas crises lembram-nos que em alturas tão críticas, o mais importante é mesmo ajudar e unir forças para conseguirmos travar juntos estas batalhas.
Com este artigo não pretendemos silenciar todo o impacto que esta pandemia gerou nas empresas, queremos sim relembrar que em tudo podemos retirar algo positivo, e que essa é a única forma de encontrarmos alguma esperança para continuarmos fortes para ultrapassarmos períodos de crise como este.