4 Fatores positivos que o COVID19 trouxe para as empresas

Toda esta crise instalada derivada do COVID-19 obrigou muitas empresas a terem de se adaptar rapidamente para conseguirem de alguma forma, manter a sua atividade económica e os seus colaboradores.

Muitas delas possibilitaram que os seus colaboradores trabalhassem a partir de casa, outras mudaram completamente os seus processos produtivos, no intuito de ajudar a dar resposta ao aumento exponencial da procura por materiais de proteção, e outras, aumentaram a sua atividade para que não faltassem bens de primeira necessidade.

A Pandemia com certeza obrigou muitas empresas a pararem e a terem de reinventar-se, o momento é de real preocupação e seriedade, e esta crise é sem dúvida devastadora. No entanto, acreditamos que as crises trazem algo muito positivo, elas obrigam-nos a evoluir, a inovar, a procurar incansavelmente por soluções, e tudo isto num período incrivelmente curto.

Conheça agora alguns dos fatores positivos que esta pandemia trouxe para as empresas:

Avanço tecnológico

Esta crise obrigou inúmeras empresas a dar um salto tecnológico brutal. Houve uma necessidade instantânea de adaptação e de procura por soluções, com vista a aumentar e transformar os processos da atividade empresarial, numa resposta às necessidades atuais.

Estes avanços permitem que estas empresas se tornem efetivamente mais competitivas e experientes no mercado, algo que consideramos extremamente positivo e enriquecedor.

Capacidade de adaptação

A procura crescente por materiais de proteção e bens de primeira necessidade, obrigou a muitas empresas de diversas áreas a arregaçarem as mangas e criarem produtos/serviços para colmatarem estas necessidades.

Outras empresas também se adaptaram convertendo-se ao regime de teletrabalho, esta solução permitiu que estas empresas mantivessem os seus colaboradores e a sua atividade.

A capacidade que uma empresa tem para se adaptar tendo em conta as circunstâncias, torna-a mais resiliente para fazer frente a possíveis ameaças que ponham em causa o seu negócio e as suas pessoas.

Criatividade/Inovação

Para empresas que por alguma razão estagnaram, estes períodos são extremamente importantes, pois obrigam a que as equipas pensem ‘fora de caixa’ para conseguirem encontrar soluções e novas estratégias de negócio em tempo record. Esta criatividade na verdade, pode salvar a continuidade de uma empresa.

Solidariedade

Esta pandemia gerou uma onda solidária de norte a sul, e as empresas também aderiram contribuindo com inúmeras doações para ajudarem entidades de saúde, pessoas carenciadas e instituições.

Até mesmo, algumas empresas concorrentes se juntaram para colaborarem nesta onda solidária.

Estas crises lembram-nos que em alturas tão críticas, o mais importante é mesmo ajudar e unir forças para conseguirmos travar juntos estas batalhas.

Com este artigo não pretendemos silenciar todo o impacto que esta pandemia gerou nas empresas, queremos sim relembrar que em tudo podemos retirar algo positivo, e que essa é a única forma de encontrarmos alguma esperança para continuarmos fortes para ultrapassarmos períodos de crise como este.

Compartilhe

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no Whatsapp

VEJA TAMBÉM