Portugal está entre os três países europeus com a maior prevalência de depressão! A depressão e ansiedade são as perturbações de saúde mental mais comuns diagnosticadas na União Europeia. Cada quatro em cada 10 pessoas foram diagnosticadas com depressão e cinco em cada 10 com ansiedade!
Já no caso dos portugueses, a situação é ainda pior, ultrapassando os sete casos por 10 pessoas (EDJNet’s).
Em entrevista à CNN Portugal, Francisco Miranda Rodrigues, bastonário da Ordem dos Psicólogos, admite que “na maior parte dos sítios e na melhor das hipóteses, num centro de saúde espera-se seis meses para marcar uma primeira consulta e depois mais seis meses para uma segunda. Uma intervenção psicológica não é compatível com isto. Para os centros de saúde temos um rácio de 2,5 psicólogos por 100 mil habitantes.”
É possível ainda recorrer ao sistema de saúde privado, mas, em Portugal, não há ainda dados concretos de quantas horas tem um cidadão de trabalhar para conseguir pagar 1h de sessão num psicólogo, ou psiquiatra. Sabe-se apenas que está dentro do top 10 de países em que o esforço é mais significativo. É aqui que a intervenção e suporte das empresas é fulcral no apoio ao tratamento e prevenção das perturbações mentais.
[expander_maker id=”1″]
Porque é que a saude mental empresas é importante?
A realidade é que sem saude mental empresas, o potencial dos seus colaboradores está limitado e a empresa verá o seu desenvolvimento prejudicado. Estima-se que o impacto dos problemas de saúde mentais seja de 6,2 dias por ano de absentismo, segundo um relatório da Ordem dos Psicólogos Portugueses, sobre o impacto e o custo do stress e problemas de saúde psicológicos no trabalho.
Já o presentismo resultante da falta de saúde psicológica será de 12,4 dias por ano. No total, os autores do estudo estimam que a perda de produtividade devida ao absentismo e ao presentismo causados por stress e problemas de saúde psicológica pode custar às empresas portuguesas até 3,2 mil milhões de euros por ano.
As empresas precisam de colaboradores saudáveis. Especialmente agora, que o mercado de trabalho está a mudar rapidamente e que as pessoas têm como prioridade o seu Bem-Estar.
Alguns motivos pelos quais a saude mental empresas é importante:
• 49% dos trabalhadores remotos dizem que a sua maior luta está relacionada ao bem-estar.
• 24% das empresas descobriram que os colaboradores tinham níveis de stress muito altos.
• 67% das pessoas sentiram níveis mais altos de stress negativo durante a quarentena, de acordo com a Qualtrics.
É por isso que se tiver em atenção a saúde mental dos seus colaboradores, não apenas terá uma equipa saudável, mas também empenhada em dar o melhor de si.
O que é que o departamento de RH pode fazer pela saúde mental dos colaboradores?
A primeira coisa que o departamento de RH deve fazer para garantir o bem-estar mental dos colaboradores é acabar com a cultura de silêncio que envolve a saúde mental na empresa.
É necessário facilitar conversas sobre saúde mental e stress no ambiente de trabalho e através da empatia e compreensão, prevenir e antecipar potenciais problemas.
A preocupação com questões laborais tais como demissões ou promoções na carreira podem ser um gatilho para estimular o início da doença mental.
O departamento de RH das empresas deve mostrar empatia e cumplicidade com quem enfrenta um problema de saúde mental, lidando com esta questão com a sensibilidade necessária.
Estas são algumas estratégias que deve implementar na sua empresa:
- Defina limites entre o horário laboral e pessoal
- Promover pausas e descansos ativos
- Oferecer apoio psicológico ou psiquiátrico
- Garantir um ambiente de trabalho agradável e seguro
- Normalizar os cuidados de saúde mental
- Promover hábitos de vida saudáveis
As empresas jamais podem ignorar as consequências de uma má saude mental empresas, tanto ao nível do seu bem-estar quanto a nível económico
Fonte: https://www.europeandatajournalism.eu/eng/News/Data-news/Pay-up-or-put-it-off-how-Europe-treats-depression-and-anxiety
[/expander_maker]