Eis chegados ao final de 2021 e como é habitual, mais uma típica reflexão dos últimos 365 dias.
É verdade! O Bem Estar nas empresas não é uma apenas uma mera moda, mas sim uma tendência que está para ficar.
As empresas percebem hoje que uma gestão que aposte nas suas pessoas e que se preocupe com o seu bem estar, tem um impacto positivo nos seus resultados e uma maior probabilidade de sucesso.
Um local de trabalho que se afirme como um espaço de prazer, satisfação e de equilíbrio entre as várias esferas da vida dos colaboradores, é também uma questão de responsabilidade social e comunitária, e de sustentabilidade da nossa sociedade, a médio longo prazo.
Com a preocupação com a saúde mental a dominar a procura, as empresas em 2021 tiveram a necessidade de perceber quais os riscos psicossociais a que estavam expostas as suas pessoas, e apostaram em estratégias de suporte psicológico aos seus colaboradores e em sessões de webinars temáticos que fornecessem ferramentas de apoio para que conseguissem gerir a sua saúde psicológica.
A pandemia que teima em não nos abandonar, alterou as nossas rotinas e continuou em 2021 a deixar-nos de cabelos em pé e com os nervos em franja. Existiu por parte das pessoas, esta grande necessidade de conseguir gerir a instabilidade e todas as emoções associadas. Prevê-se que em 2022, continue a crescer esta necessidade.
Por outro lado, assistimos a bastantes empresas que em 2021 decidiram iniciar-se e embarcar nesta jornada de “people first”. Ficamos felizes por elas e pelas suas pessoas.
[expander_maker id=”1″]
Houve ainda espaço para se aprofundarem programas, para se tornarem intervenções mais complexas e para se proporcionar uma maior diversidade de iniciativas, no sentido de se atingir as várias necessidades de bem estar das suas equipas. É um reflexo que a máxima “one size, doesn’t fit all” e que as abordagens devem ser personalizadas e integradas na estratégia da empresa.
Foi uma confirmação na aposta nas pessoas como driver de sucesso nas empresas.
Do que nos toca, este foi um ano de muitas aventuras, recheado de incertezas mas também de otimismo e crescimento.
A necessidade foi grande e quase duplicámos a nossa equipa! Fizemos o nosso melhor ano. Mais espíritos jovens com ideias a fervilhar juntaram-se à restante equipa e vieram ajudar a tornarmos as empresas portuguesas mais saudáveis e felizes.
Este crescimento é bom, mas dá-nos muitas dores. Tivemos muitas dificuldades mas soubemos sofrer, enfrentámos de peito aberto os desafios internos e externos e assumimos, todos, o compromisso com a ambição de sermos a referência em soluções de bem estar.
Agradeço a toda a equipa Workwell. Muito obrigado por tudo.
Em antecipação de 2022, estamos convictos que continuaremos a assistir a um crescimento do Bem Estar nas empresas, seja por via das que dão os primeiros passos, seja pelas abordagens cada vez mais sustentadas.
Nós, cá estaremos, um pouco diferentes, mas com muitas novidades e com muita vontade de ajudar as empresas com as suas estratégias e soluções de bem estar, convictos do impacto positivo que podem ter na qualidade de vida das pessoas e organizações.
Por fim, só me resta agradecer a todos os que este ano se cruzaram no nosso caminho.
Tiago Santos, CEO @Workwell
[/expander_maker]