A depressão pós épocas festividades, também conhecida como transtorno afetivo sazonal, é real. O que para muitos pode ter sido a melhor época do ano, para outros acabou por se tornar bastante frustrante e desgastante, gerando consequências trágicas.
A pressão gerada por esta época pode ser um trigger para uma perturbação do foro psicológico que estava adormecida e que se agrava. Como profissionais de RH Temos de estar atentos aos nossos colaboradores e procurar sinais de alerta como o desgaste físico e emocional e ter empatia para a baixa de produtividade dos mesmos.
A perturbação afetiva sazonal (PAS) é um tipo de depressão relacionada com alterações das estações, e por isso apresenta um início e final coerente todos os anos. Geralmente indivíduos com PAS apresentam sintomas iniciais no Outono que continuam durante o Inverno, reduzindo energia e provocando sentimentos temperamentais.
A PAS pode ser causada por ambientes de trabalho, seja por uma carga de trabalho pesada (que se traduz em incapacidade de cumpri-la) ou pelo trabalho ser realizado em locais fechados sem iluminação natural, alertou o OCC Mundial.
De acordo com Robert Levitan, professor da Universidade de Toronto, a sociedade “ativa 24 horas por dia” exige que as pessoas façam atividades acima das suas possibilidades biológicas durante o inverno. Idealmente, as horas ou dias de trabalho devem ser reduzidos nesta temporada, para que um trabalhador com transtorno afetivo sazonal possa melhorar a sua produtividade.
A causa exata para a PAS não está esclarecida, porém, sabe-se que a quantidade de luz solar afeta a quantidade de mensagens neurológicas enviadas dos olhos para certas partes do corpo. A atividade destas mensagens neurológicas causadas pela luz solar afeta o nível de certos químicos cerebrais como a serotonina e hormonas cerebrais como a melatonina. Estas substâncias afetam a disposição da pessoa, e este desequilíbrio químico pode despoletar a depressão.
O tratamento para transtorno afetivo sazonal pode incluir terapia de luz (fototerapia), terapia da fala e medicação.
As empresas devem estar alertas para a prevalência deste transtorno entre os seus colaboradores e incentivá-los a que não descartem este sentimento que tem todos os anos como apenas um caso de tristeza de inverno ou crise sazonal com a qual precisam de lidar sozinhos.
É necessário que as empresas tomem medidas de bem-estar e saúde mental para manter o humor e motivação dos seus colaboradores estáveis ao longo do ano.
Como cuidar do bem-estar dos trabalhadores?
Segundo registos da consultoria britânica YouGov, 25% das pessoas consideram que o Natal afeta a sua saúde mental. Ao mesmo tempo, 51% das mulheres sentem maior stress durante a temporada de final de ano, em grande parte devido às expectativas sociais e profissionais que aumentam durante os meses de outono e inverno, ou seja, soma-se a sobrecarga de trabalho à preparação de jantares, compra de presentes, decoração da casa, entre outros.
O final do ano foi uma época complexa em termos de saúde mental no trabalho. Mas também pode ter sido a época ideal para as empresas procurarem os seus colaboradores e abordarem os riscos psicossociais da sua empresa. Isto traz grandes benefícios tanto a curto quanto a longo prazo.
Como podem repercutir estes estados de ânimo no trabalho e o que pode ser feito para evitar este problema?
A perturbação afetiva sazonal tem como sintomas insónia, falta de energia e perda de concentração. Tudo isto, aliado à desmotivação sentida por uma pessoa que não se sente bem emocionalmente, afeta diretamente o desempenho no trabalho, fazendo com que a produtividade diminua.
Como membro do departamento de Recursos Humanos, cabe-lhe a si zelar pela saúde dos seus colaboradores, pelo que o melhor a fazer é levar a cabo medidas que promovam o bem-estar dos colaboradores.
Nesse sentido, pode melhorar as condições laborais através de várias estratégias. Por outro lado, é verdade que em muitas ocasiões não poderá evitar que os membros da sua equipa sejam afetados pelo transtorno afetivo sazonal. Nestes casos, a melhor coisa a fazer é detetar os problemas o mais rápido possível para fornecer a ajuda necessária às pessoas afetadas.
Caso saiba que um dos seus colaboradores sofre com um distúrbio de humor, não deve ignorar, pois esta situação, além de causar sofrimento à pessoa em questão, pode afetar o equilíbrio da empresa.