Identificar as tendências atuais no setor de RH é um exercício útil para qualquer empresa que deseja manter-se competitiva no mercado de trabalho.
Durante o ano de 2023, empresas e departamentos de RH terão de lidar com a enorme mudança que a expansão do trabalho híbrido traz. Este regime de trabalho é responsável, sem dúvida, por enormes benefícios para colaboradores e empresas, mas também problemas cruciais que devem ser resolvidos com a aplicação de mudanças estratégicas. 2023 será também um ano dedicado a cuidar dos colaboradores, tanto ao nível da formação como do bem-estar mental.
1 – Gestão humanizada
A gestão humanizada tem como foco fomentar o respeito e a igualdade, além de criar um ambiente agradável de trabalho no qual todos os colaboradores se sintam à vontade para serem ouvidos e valorizados.
2 – Bem-estar do colaborador
Cuidar do bem-estar físico e mental, mas também económico, dos colaboradores será uma das principais prioridades de qualquer empresa. Depois de dois anos de pandemia, muitos colaboradores deram sinais de stress e esgotamento, a começar pelos próprios integrantes do departamento de RH.
Por isso, será necessário rever os incentivos da empresa adotando uma abordagem cada vez mais personalizada. As empresas também serão beneficiadas, pois vários estudos mostraram que a redução do stress e do esgotamento da equipa leva ao aumento da produtividade.
3 – Consolidação do conceito de aprendizagem ao longo da vida
O conceito de lifelong learning ou, em português, aprendizagem ao longo da vida, refere-se à prática de continuar a aprender ao longo da vida, mesmo após a conclusão do ensino superior. Esta aprendizagem ocorre em contextos formais (cursos, programas, universidades) e informais.
A aprendizagem contínua torna-se uma habilidade essencial nos tempos atuais, pois está diretamente relacionada à capacidade de adaptação às mudanças e sobrevivência num ambiente instável e incerto.
4 – Cultura empresarial e responsabilidade corporativa
Depois das mudanças organizacionais que permitiram a difusão do trabalho híbrido, a cultura da empresa também terá que ser modernizada. Os trabalhadores, especialmente os da geração mais jovem, estão cada vez mais atentos às questões éticas e de sustentabilidade. Eles esperam que a empresa se posicione sobre os assuntos mais relevantes e lhes dê a segurança de que precisam. As empresas que mais tiverem em conta este aspeto conseguirão uma vantagem competitiva em termos de atração e retenção.
5 – Benefícios diferenciados
As experiências que envolvem os familiares ou amigos dos colaboradores, estão a ganhar cada vez mais destaque no mercado. As empresas têm vindo a adotar a tendência de premiar os seus colaboradores por via de experiências ao invés de premiá-los com uma felicidade momentânea, como é o caso da oferta de vouchers tradicionais.
6 – Colaboradores com mais autonomia
As mudanças ocorridas nos últimos anos exigem que os colaboradores tenham mais capacidade de autonomia e autogestão. Alguns já possuem estas habilidades, mas outros, certamente, precisam ainda de receber formação para tal.
7 – Forte aposta em programas EAPs
Os EAP (Employee Assistance Program) fornecem avaliação de necessidades, ajuda e aconselhamento para colaboradores e para as suas famílias quando lidam com problemas de saúde emocional ou mental. Os Employee Assistance Program (EAPs) estão disponíveis para ajudar os funcionários quando precisam de ajuda para lidar com eventos traumáticos da vida, problemas no local de trabalho e outros desafios pessoais.
Os EAPs geralmente ajudam os colaboradores a lidar com problemas relacionados a alcoolismo, abuso de drogas, dificuldades conjugais, problemas financeiros, problemas emocionais ou questões legais.
Aconselhamento e ajuda a curto prazo podem ser tudo de que um colaborador precisa.
Vamos planear a saúde e o bem estar da sua organização para 2023? Consulte-nos aqui.