4 dicas para tornar o seu departamento de RH melhor

A gestão de recursos humanos é uma área que não deve ser descurada, seja qual for a dimensão da empresa. O ideal é ter um bom departamento de recursos humanos para gerir o capital humano e garantir uma equipa sempre feliz e motivada. Mas sabe como atingir 100% nesta área?

 

4 dicas que potencializam o seu departamento de recursos humanos

É sempre possível melhorar o departamento de recursos humanos da sua empresa através de soluções criativas.

Através destas quatro dicas pode aprimorar este setor da sua empresa e ter melhores resultados na gestão do capital humano.

 

  1. Conheça e reconheça os talentos da sua empresa

Não é necessário manter um sofisticado sistema de dados sobre os seus colaboradores, mas pode seguir o exemplo de empresas gigantes como a Google conhecendo bem cada um deles. A maneira mais fácil de fazer isto é através de reuniões regulares de feedback e inquéritos sobre as aspirações individuais de cada trabalhador e do ambiente de trabalho na empresa.

Além disso, reconheça o talento dos seus colaboradores mais proactivos através de prémios ou de elogios perante os colegas de equipa. É essencial dar outras provas de reconhecimento além do salário. As pessoas querem sentir-se apreciadas e queridas pela empresa.

 

  1. Entenda o que motiva os seus colaboradores e angarie feedbacks construtivos

Se colocar em prática a dica número um, saberá o que cativa cada membro da sua empresa e, assim, será mais fácil conseguir o melhor de cada um. Lembre-se: o dinheiro não é tudo. Desenvolver um planeamento de carreira e programas de benefícios pode ser mais motivador para os seus colaboradores.

Para saber o que motiva os seus colaboradores, ouça-os. Procure angariar feedback construtivo sobre a empresa e entenda o que é importante para melhorar o seu bem-estar.

 

  1. Crie um bom ambiente de trabalho

Todos os colaboradores das empresas beneficiam de um local adequado e positivo de trabalho. As relações positivas, a confiança no trabalho e os benefícios obtidos aumentam consideravelmente ao cuidar e ao promover um ambiente no qual sejam transmitidas sensações positivas.

A tolerância entre todos os membros da empresa é essencial. Deve haver um respeito claro e palpável no trabalho entre os colaboradores, sem intrigas e difamações entre colegas, promovendo o respeito à diversidade de personalidade.

A igualdade de tratamento e o bom senso são benéficos para todos e ajudam a manter um clima agradável.

 

  1. Dê formações aos seus colaboradores noutras áreas da empresa

Investir em formações para os seus profissionais é essencial para que possam progredir na carreira.

Quando tem necessidade de um colaborador para um novo cargo da empresa, em vez de procurar e recrutar um novo colaborador no mercado de trabalho com uma característica especifica, pode formar os seus colaboradores para que se possam ajustar e adequar a esse cargo que a empresa necessita.

As empresas devem valorizar os seus colaboradores, atribuindo-lhes formação para que possam crescer e progredir na carreira verticalmente, ou seja, subindo hierarquicamente para cargos superiores ou horizontalmente, para um cargo num departamento diferente.

Isto permite diminuir as taxas de turnover e reter talentos fazendo com que os colaboradores se sintam mais motivados e entusiasmados a fazerem parte de uma empresa. Desta forma não sentem a necessidade de procurar novos desafios por sentirem que a sua carreira estagnou.

 

Como sabe se a sua empresa está a ser bem-sucedida?

Após aplicar as quatro estratégias acima, é expectável que tenha uma taxa de turnover baixa, que demonstra a felicidade dos seus colaboradores em permanecer na empresa.

Estas medidas aumentam a qualidade de vida dos seus colaboradores, o que por sua vez leva a alcançar taxas de produtividade elevadas na empresa.

 

A sua empresa preocupa-se com a saúde e bem-estar dos seus colaboradores?

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