Absentismo no trabalho: qual a importância e como controlar?

O controlo do absentismo laboral constitui uma ferramenta muito importante e útil para o empregador evitar a ausência de colaboradores da empresa.

O absentismo laboral é o conjunto de faltas incorridas pelo colaborador no trabalho, justificadas ou não, e que devem ser controladas. Este é um dos aspetos que mais preocupa as empresas e onde estas exercem maior controlo procurando uma redução que beneficia a empresa de modo geral.

Qual é a importância do controlo do absentismo?

O absentismo laboral produz um efeito negativo na produtividade e sustentabilidade económica de qualquer empresa, devido ao aumento dos custos com colaboradores. Este fator também aumenta a carga de trabalho, criando insatisfação dos colaboradores e piora do ambiente de trabalho. Ao exercer um controlo efetivo do absentismo, estes aspetos que tanto afetam as empresas podem ser combatidos e minimizados.

Entre os fatores importantes no controlo efetivo do absentismo laboral estão os seguintes:

1. Tratamento correto de patologias;

2. Contribuição na redução de acidentes dentro da empresa;

3. Trabalho em conjunto com o serviço médico para análise do bem-estar dos colaboradores;

4. Aconselhamento na tomada de decisão, caso seja necessário um aval profissional;

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