E agora: Home Office ou escritório, qual o caminho? 

Mas afinal quando é que começou a existir um regime de Home Office? Será algo recente e que veio para ficar?

O Home Office surgiu nos anos 70, sim, é verdade! Apesar da falta de sistemas de tecnologias de informação e comunicação existentes até ao século 20, desde sempre que existem formas de trabalhar em regime de teletrabalho. A história do Home Office, tem início durante uma grave crise de petróleo dos Estados Unidos. Em 1976, Jack Nilles, um engenheiro da NASA, apontou a implantação do teletrabalho como uma solução para reduzir o consumo de combustíveis. No entanto, até ao surgimento da internet e dos computadores, a sua implementação foi promovida apenas em países como Estados Unidos e Inglaterra.

 

Quais as vantagens e desvantagens a nível psicológico, pessoal e profissional do regime de Home Office?

Ainda que existam algumas vantagens no regime de teletrabalho, quer para as empresas, como a redução de custos com o espaço, quer para os colaboradores, como a redução monetária e a inexistência de tempo despendido para efeitos de deslocações, existem também alguns riscos associados a este formato: o aumento do stress, o isolamento e, em alguns casos, o aumento da carga de trabalho e, por consequente, do tempo dedicado, bem como, um aumento de despesas pessoais a nível de luz e água.

> Caso pretenda saber mais sobre soluções de saúde mental que desenvolvemos para a sua empresa clique aqui ou continue a ler o artigo. <

 

O Home Office deve manter-se para todos ou devemos voltar ao escritório? Esta decisão deverá ser tomada com base nas funções?

Antes do aparecimento da Covid-19, Portugal tinha um número muito reduzido de pessoas em teletrabalho. A pandemia da COVID-19 acelerou e proporcionou a oportunidade de experimentar massivamente o fenómeno do teletrabalho.

Continua lendo

Compartilhe

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no Whatsapp

VEJA TAMBÉM