Até que ponto um espaço de trabalho focado no bem-estar contribui para o desempenho de uma empresa? Os gestores das empresas estão cada vez mais convencidos de que o espaço de trabalho produz resultados positivos para a sua empresa.
Uma parte importante da nossa vida é passada no escritório e isso tem um grande impacto no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Não há dúvida de que o aumento do bem-estar do funcionário aumenta a produtividade e a criatividade, reduz o stress e os custos de saúde e ajuda a conectar as pessoas com os colegas e com a organização. Todos os espaços de trabalho são diferentes, e devem sê-lo. Os trabalhos que exigem mais criatividade necessitam de espaços mais descontraídos e coloridos e os espaços de trabalho menos criativos podem ser mais sóbrios e minimalistas. Na verdade, o espaço de trabalho exerce grande influência sobre a produtividade e criatividade.
A inovação é o ingrediente secreto para uma empresa prosperar e ter sucesso. O sucesso não é fácil, mas promover um ambiente de trabalho que estimule e influencia o processo de inovação traz inúmeros benefícios.
O mito do génio solitário que descobriu a Eureka numa sala fechada é um cliché desatualizado. As pessoas precisam de outras pessoas para aumentar as suas probabilidades de sucesso. O verdadeiro momento criativo é quando um grupo de pessoas inova em conjunto, misturando as suas ideias e criando um pensamento em escala. É assim que a nova Geração Y prefere trabalhar, criando novos requisitos para empresas que desejam competir e liderar.
O espaço de trabalho pode tornar-se um catalisador para o desenvolvimento do pensamento criativo e inovador. Os benefícios de ter um espaço de trabalho adequado passam por maior bem-estar dos colaboradores, criatividade, produtividade, melhor networking e rapidez no desempenho das tarefas.
Portanto, deixamos 6 dicas para criar espaços que promovam a inovação e como colocá-los em prática:
- Torne o espaço mais flexível
- Crie um espaço com elementos fixos e móveis com painéis que podem ser movidos
- Use soluções configuráveis e móveis
- Obtenha a privacidade necessária para realizar videochamadas
- Projete um ambiente inspirador
- Com luz natural abundante
- Inclua elementos naturais
- Use cores de acordo com a necessidade de estimular ou relaxar
- Projete espaços confortáveis e úteis para relacionamentos informais e pausas no trabalho
- Crie espaços colaborativos
- Posicione os espaços de trabalho individuais em torno dos espaços de trabalho de grupo para maximizar a visibilidade
- Crie áreas de grupo para reuniões de brainstorming e pontos informais de informação
- Planeie um amplo conteúdo digital e facilite o envolvimento de equipas virtuais que estejam noutras localidades.
- Abra espaço para mais uma ferramenta
- Torne o espaço tecnologicamente conectado
- Considere as paredes como espaços para exibir informações
- Torne os espaços de armazenamento acessíveis a toda a equipa.
- Faça do espaço um reflexo da cultura da empresa
- Crie áreas onde os produtos e conquistas coletivas possam ser exibidos para promover o orgulho da empresa e assumir riscos
- Permita a personalização dentro das equipas para que se identifiquem e se sintam parte delas.
- Crie um espaço social
- Coloque as zonas de colaboração casual perto das áreas de trabalho para que seja fácil fazer uma pausa e trocar impressões com os colegas
- Proporcione espaços para relaxar e conversar: mesas de centro e sofás para fazer pausas e interagir com colegas são importantes
- Crie espaços acolhedores para os visitantes com vistas do espaço e do processo de trabalho
- Facilite o acesso a alimentos e bebidas
As organizações líderes sabem que um melhor bem-estar dos funcionários não apenas ajuda as pessoas a serem mais saudáveis e a reduzir os custos de saúde, mas também as ajuda a serem mais produtivas.