O Regresso ao trabalho e a Depressão pós-férias

Saúde Mental e Emocional Saúde Mental e Emocional

O regresso ao trabalho após uma pausa para férias é sempre um desafio! No entanto, para algumas pessoas, este pode ser um momento de grande sofrimento. Estudos recentes vieram mostrar que 40% da população mundial sofre de tristeza, irritabilidade, sensação de cansaço, alterações de apetite e sono no regresso ao trabalho. Especialistas defendem também que este tipo de sintomas afeta essencialmente profissionais que antes de irem de férias já sofriam de alguma insatisfação em relação ao trabalho.
Mas e será que é possível controlar estas reações e vencer a depressão pós férias? SIM, é possível! Nós dizemos-lhe como.


Antes de ir de férias:

1. Deixe o seu trabalho organizado, sem nada pendente e a secretária limpa. Talvez esteja na hora de pôr em prática algumas técnicas de Feng Shui para arrumar a sua secretária.

[expander_maker id=”1″]

Durante as férias:

1. Planeie o seu regresso com algumas resoluções. Faça coisas que gosta como yoga, uma nova aula no ginásio ou inicie uma alimentação saudável e ponha-as em prática logo na primeira semana de regresso ao trabalho
2. Defina tarefas para fazer antes de regressar ao trabalho, como por exemplo, arrumar a casa ou fazer as compras para o mês.
3. Regresse a casa 1 a 2 dias antes de terminar as férias e dê ao seu cérebro e ao seu corpo tempo para se reajustar às novas rotinas.
4. Não sofra por antecipação e não comece a ver emails antes do regresso ao trabalho. Aproveite as férias para se desconetar e trazer mais energia e motivação.

Pós as férias:

1. Pratique exercício físico, pois para além de o ajudar a libertar o stress vai melhorar a sua condição física.
2. Respeite o seu ritmo e não queira resolver todos os problemas que vê pela frente nos primeiros dias.
3. Relembre os seus momentos no jantar de família. A partilha com os amigos e familiares ajuda a reduzir o stress.
4. Socialize.
5. Faça caminhadas regulares no final do jantar. 20 minutos são o suficiente para o ajudar a reduzir o stress e a dormir a melhor.
Se o stress for intenso ou se prolongar no tempo, talvez esteja na altura de refletir se está descontente com alguma coisa no seu local de trabalho ou até mesmo com a sua profissão.

Veja o copo meio cheio! Aproveite para planear já as próximas férias, pois de acordo com a Sociedade Internacional para a Qualidade de Vida, a melhor parte das férias, é o planeamento. Talvez também tenha chegado o momento de avaliar onde está o foco do seu problema e de o resolver.

Bom regresso!

[embedyt] https://www.youtube.com/embed?listType=playlist&list=UUyT5mBHtD7Cc4KhJXYFzsIg&layout=gallery[/embedyt]

[/expander_maker]

próxima leitura

Liderança resiliente em 2026: competências essenciais para equipas fortes e adaptáveis
Organizacional Organizacional

O papel da liderança na criação de equipas resilientes: competências para o novo ano

Cultura de Bem-Estar em 2026: estratégias práticas para empresas construírem equipas mais saudáveis

Como construir uma cultura de Bem-Estar em 2026

Segurança Psicológica: o fator decisivo para equipas de alta desempenho em 2026

Segurança psicológica: a base invisível das equipas de alto desempenho

conteúdo relacionado

Segurança Psicológica: o fator decisivo para equipas de alta desempenho em 2026

Segurança psicológica: a base invisível das equipas de alto desempenho

Porque a segurança psicológica determina a qualidade das decisões A segurança psicológica tornou-se um dos fatores mais determinantes para o desempenho das equipas modernas. Quando as pessoas sentem que podem expressar ideias, assumir riscos, admitir erros e pedir ajuda sem medo de julgamento, a qualidade da tomada de decisão aumenta

Porque estratégias de Bem-Estar reduzem burnout nas empresas

Porque empresas com estratégias estruturadas de Bem-Estar reduzem burnout

O burnout como risco real para as organizações O burnout deixou de ser um fenómeno isolado para se tornar um dos maiores desafios das organizações modernas. Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um fenómeno ocupacional associado a stress crónico no trabalho que não foi gerido de forma eficaz,

A importância das pausas conscientes para a saúde mental no trabalho

A importância das pausas conscientes para a saúde mental

Por que razão o cérebro precisa de pausas A ideia de que produtividade se constrói com trabalho contínuo já não se sustenta. Hoje sabemos que o cérebro humano precisa de pausas regulares para funcionar de forma equilibrada, criativa e saudável. A Harvard Health Publishing aponta que pausas curtas durante o

parcerias

Entidades parceiras

ASM
MÉDIS
MULTICARE
PREVERIS
WE CARE ON
AON