Todos sabemos que o sono desempenha um papel muito importante na saúde física e mental, mas infelizmente, muitas pessoas negligenciam este aspeto do seu bem-estar. Vários estudos mostraram que, em média, 1 em cada 3 adultos não dorme tempo suficiente.
A privação do sono pode afetar várias esferas da vida de uma pessoa, incluindo a vida profissional. Por isso, promover o bem-estar dos colaboradores deve ser uma das prioridades das empresas e uma preocupação levada em conta.
Quais são os efeitos negativos da falta de sono?
As consequências de não dormir o suficiente são muito diversas, algumas são evidentes no imediato e outras a longo prazo. A curto prazo, a falta de sono reduz as habilidades cognitivas e aumenta a probabilidade de sofrer um acidente, devido à velocidade de reação e compreensão mais lentas. Também aumenta a instabilidade emocional e causa perda de memória.
A longo prazo, estes efeitos podem ser muito mais graves. A falta de sono reduz a expectativa de vida, porque aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Também aumenta a probabilidade de ganho de peso ou obesidade, além de enfraquecer o sistema imunitário e diminuir a fertilidade e a atividade cerebral em geral.
A conceituada neurologista Teresa Paiva afirma que “Em Portugal deitamo-nos cada vez mais tarde e levantamo-nos mais cedo”, lamentando que 70% dos portugueses se deitem depois da meia-noite.
Já o responsável pela Clínica do Sono, Anselmo Pinto, fala da existência de uma cultura na qual dormir seria uma “perda de tempo”.
A fatura de uma má noite de sono chega no dia seguinte, com maior cansaço físico e psicológico, impaciência e irritabilidade acrescidas, menor capacidade de concentração, o que agrava expressivamente a produtividade nas empresas.
Não ter um sono de qualidade pode afetar seriamente a produtividade no local de trabalho: de acordo com um estudo da Universidade de Cambridge, realizado com mais de 21000 colaboradores britânicos, dormir menos de 6 horas por dia reduz a eficiência no local de trabalho, mais até do que fumar ou beber álcool.
Como as empresas podem incentivar melhores hábitos de sono entre os colaboradores?
Embora possa parecer um hábito pessoal, as empresas devem estar envolvidas para garantir que os colaboradores descansem o suficiente. Não o fazer pode ter efeitos negativos no desempenho e na produtividade de um colaborador.
Se a sua empresa está à procura de maneiras de incentivar melhores hábitos de sono, primeiro pense em que tipo de medidas pode implementar para incentivar um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal e dar preferência à qualidade do sono.
Por exemplo, poderia impor um limite horário após o qual os seus colaboradores não poderiam trabalhar mais? Ao impor esta regra, os colaboradores não ficariam acordados até tarde e poderiam dormir mais e melhor.
Pense em como pode educar os seus colaboradores sobre o assunto. Se os seus colaboradores entenderem como o sono afeta as suas vidas, é mais provável que levem em conta esta necessidade de forma proactiva.
Os programas de saúde e bem-estar são excelentes investimentos para as empresas e podem ser sempre ajustados às suas realidades. Através destes programas, as empresas podem ajudar os seus colaboradores a serem mais eficazes nas suas tarefas e a contribuírem para os resultados globais das suas empresas de forma positiva.
Os programas de bem-estar implementados nas empresas permitem educar as suas equipas por via de consultas de sono, webinars ou conferências, tendo sempre como objetivo a saúde física e mental dos colaboradores.
Se quer incentivar melhores hábitos de sono entre os seus colaboradores, temos a solução de que precisa.