Cada vez mais empresas em Portugal estão a consciencializar-se da necessidade de darem suporte, desenvolvendo políticas de bem-estar para os seus colaboradores.
O desenvolvimento deste tipo de políticas deve ser entendida como parte fundamental da estratégia empresarial.
Quando o objetivo é melhorar a saúde física e mental dos colaboradores, a empresa deve envolver-se e alinhar a visão de bem estar em toda a gestão da empresa.
Em Portugal, esta é uma área que se encontra em franco crescimento, uma vez que as organizações tomaram consciência do grau de responsabilidade na qualidade de vida dos seus colaboradores, que naturalmente terá consequências positivas para a sua empresa.
A implementação de programas de bem-estar corporativo produz diversos benefícios, tanto para a empresa quanto para o colaborador, incluindo o aumento da eficiência e produtividade.
Em Portugal, decorrerá pela primeira vez o Wellbeing Awards, um evento organizado pela Workwell, empresa pioneira no desenvolvimento de programas de Bem Estar corporativo e a AGIS, Associação para a Gestão e Inovação em Saúde e que conta com o apoio Oficial da Aon, empresa de serviços pessoais na área de risco, reforma, saúde e pessoas.
Segundo a organização do evento, “O Wellbeing Awards, é um concurso sobre práticas/programas de Saúde, Bem Estar e Felicidade no local de trabalho e apela às empresas se candidatarem. É um processo bastante simples.
Numa segunda as candidaturas irão passar por uma análise de um grupo de especialistas, júris culminando numa cerimónia de entrega de prémios, onde serão premiados os melhores programas, empresas e equipas mais saudáveis.
O Wellbeing Awards foi desenvolvido porque:
• Existe uma necessidade de sistematizae e estruturar as intervenções de bem estar, baseados em evidência científica com processos bem definidos e objetivo claros;
• Os colaboradores merecem beneficiar das melhores práticas e programas aplicados internacionalmente;
• Há que premiar e distinguir as empresas que realmente têm políticas “people first” em vigor.
Quais são os benefícios da participação no Wellbeing Awards?
Participar no Wellbeing Awards é uma oportunidade única para as empresas serem reconhecidaa pela implementação de programas de bem-estar.
Além disso, a participação no Wellbeing Awards permite:
- Atrair e reter os melhores talentos profissionais, promovendo o “employer branding” da sua empresa;
- Tornar-se referência anual no mercado com a possibilidade de participação na competição internacional – Global Healthy Workplaces Awards;
- Direcionar o foco dos programa para os seus objetivos e resultados;
- Reconhecer a preocupação com os seus colaboradores;
- Tornar-se referência anual no bem-estar corporativo;
- Receber um selo de qualidade Wellbeing Awards, que atesta a qualidade das práticas desenvolvidas.
O evento é direcionado a todas as organizações, sejam elas públicas, privadas ou IPSS e as inscrições encerram a 15 de Abril. Para inscrever-se basta aceder a este link.
A entrega dos prémios do Wellbeing Awards ocorrerá em Junho.