Quando falamos em doença mental, estamos a falar de um transtorno que afeta profundamente qualquer pessoa e que faz mudar a sua maneira de estar no mundo: o seu humor, os seus pensamentos, a sua maneira de comportar-se, etc. Devemos lembrar-nos que a doença mental não é algo passageiro ou que devemos tomar com leviandade: pode ser uma doença grave, que deve ser tratada por um psicologo empresa.
Doenças mentais mais prevalentes em idade ativa em Portugal
É importante deixarmos claro que, quando falamos em doença mental, referimo-nos a um diagnóstico realizado por um psicologo empresa. Embora este campo da medicina ou psicologia seja frequentemente banalizado, a verdade é que a depressão ou a ansiedade são doenças que afetam muito o modo de vida das pessoas. Em Portugal a saúde mental está bastante degradada, daí a importância da intervenção das empresas no bem-estar dos seus colaboradores
Dados da sociedade portuguesa de psiquiatria e saúde mental sobre a saúde mental em Portugal
- Mais de um quinto dos portugueses sofre de uma perturbação psiquiátrica (22,9%).
- Entre as perturbações psiquiátricas, as perturbações de ansiedade são as que apresentam uma prevalência mais elevada (16,5%), seguidas pelas perturbações do humor, com uma prevalência de 7,9%.
- Portugal é o segundo país com a mais elevada prevalência de doenças psiquiátricas da Europa, sendo apenas ultrapassado pela Irlanda do Norte (23,1%).
- Cerca de 4% da população adulta apresenta uma perturbação mental grave, 11,6% uma perturbação de gravidade moderada e 7,3% uma perturbação de gravidade ligeira.
- As perturbações de controlo dos impulsos e as perturbações pelo abuso de substâncias registam taxas de prevalências inferiores, respetivamente, com 3,5% e 1,6% de prevalência.
- As perturbações mentais e do comportamento representam 11,8% da carga global das doenças em Portugal, mais do que as doenças oncológicas (10,4%) e apenas ultrapassadas pelas doenças cérebro-cardiovasculares (13,7%).
Principais doenças mentais que um psicologo empresa pode ajudar a tratar
- – Depressão
É a doença mais comum relacionada à saúde mental. É uma condição gravíssima que, além disso, está disseminada sem que todos sejam diagnosticados por um psicologo empresa. Muitas vezes, acredita-se que estamos apenas a viver uma fase de tristeza quando, na realidade, a doença é mais perigosa e está a afetar o nosso dia a dia. Estar triste é a mesma coisa do que estar deprimido, pois as emoções da pessoa deprimida são muito mais pessimistas, mais profundas e devastadoras.
Os sintomas mais comuns de depressão são:
– Sensação de vazio existencial
– Insónia
– Apatia
– Tristeza
– Desajustes no apetite
– Cansaço e fraqueza física
2 – Ansiedade crónica
Outra das doenças mentais mais comuns é a ansiedade, condição em que o paciente sofre de forte preocupação ou medo intenso diante das situações quotidianas que enfrenta todos os dias. A ansiedade, muitas vezes, está ligada à depressão, assim como aos ataques de pânico.
Os sintomas mais comuns de ansiedade são:
– Falta de ar
– Nervosismo
– Taquicardia
– Suores
– Insónia
– Tensão no peito
– Tremores
– Problemas no sistema gástrico
Existe uma ampla diversidade de transtornos mentais, ainda que estes sejam os mais frequentes em Portugal. Existem múltiplas estratégias para preveni-los e tratamentos capazes de minimizar o desconforto e a dor que eles criam.