Retenção de talento através de programas de bem estar

Quando um trabalhador decide sair da empresa é altura de procurar alguém competente para ocupar o seu cargo, dar-lhe algum tempo de adaptação ao trabalho e acreditar que pouco a pouco ele se tornará parte efetiva a empresa.

O turnover acontece nas melhores organizações, mas em muitas organizações repete-se com mais frequência do que deveria.

Para minimizar este fenómeno, o bem estar e o engagement são duas estratégias que devem ser utilizadas nas empresas e que tem relação com o turnover. O bem-estar dos colaboradores aumenta o engagement (ou envolvimento), que por sua vez reduz o turnover.

O que é o turnover?

Turnover ou taxa de rotatividade de colaboradores numa empresa, é um sintoma da qualidade da gestão da empresa, portanto, quando está um pouco acima do normal, significa que a empresa não está a ter boas estratégias de gestão e liderança.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, para calculá-lo, deve-se fazer o seguinte:

1. Somar o número de trabalhadores no início e no final do período escolhido.

2. Dividir por dois, para obter a média.

3. Dividir o número de pessoas que saíram da empresa pela média do passo anterior.

4. Multiplicar o resultado por 100 para obter a percentagem.

O índice varia de acordo com o setor, mas, em termos gerais, se detetarmos que está em 0%, é negativo, porque a empresa é considerada estagnada, enquanto se for muito alto, é necessário encontrar soluções.

Como os líderes podem aumentar o bem-estar dos seus colaboradores

Os líderes podem fazer uma diferença substancial na vida dos seus colaboradores ao incluir princípios de bem estar nos programas de engagement da sua empresa, efetuando assim mudanças em ambas as áreas. Estas cinco estratégias podem ser Implementadas para aumentar o engagement e o bem estar dos colaboradores:

• Incentive fortemente a participação em atividades de bem estar ao definir as expectativas de trabalho. Permita que os colaboradores escolham as atividades de bem estar mais adequadas a eles com base nas suas metas individuais de bem estar.

Esta abordagem promove simultaneamente clareza sobre o papel de um colaborador e uma cultura de bem estar e honra os talentos e interesses únicos de cada colaborador.

• Reconheça os colaboradores pelas suas conquistas de bem estar. O reconhecimento reforça o que é valorizado dentro de uma cultura organizacional. Uma razão pela qual o reconhecimento é um forte impulsionador do envolvimento dos colaboradores é que, se os colaboradores sentirem que serão reconhecidos por fazer um ótimo trabalho, estarão altamente motivados a fazê-lo. O mesmo princípio aplica-se ao aumento do bem estar. Aumente o reconhecimento para aumentar o esforço – e melhore o bem estar e o engagement ao mesmo tempo, diminuindo o turnover.

• Peça ideias aos colaboradores e incorpore-as em iniciativas de bem estar no local de trabalho. A dádiva de opiniões é um componente central de um local de trabalho envolvente. Pedir aos colaboradores que contribuam com ideias de bem estar é uma ótima maneira de valorizá-los e fazê-los sentir que fazem parte do movimento de bem estar. Os colaboradores também terão um excelente feedback sobre quais programas de bem estar estão a funcionar e quais não estão, e como podem ser revistos ​​ou adicionados novos programas.

• Inclua o estabelecimento de metas e marcos de bem estar nas reuniões de revisão e progresso do trabalho. Os colaboradores envolvidos ficam muito mais à vontade do que outros colaboradores ao discutir as suas metas de bem-estar com o seu gestor.

Em última análise, as organizações podem beneficiar-se substancialmente adicionando bem estar aos seus programas de engagement. Ignorando o bem estar ou concentrando-se apenas em programas de bem estar físico, os empregadores perdem oportunidades importantes para melhorar o desempenho dos colaboradores, o que pode levar muitas vezes ao turnover na empresa. O turnover é um desafio que as empresas enfrentam, mas como pode ver, é possível melhorá-lo aplicando as estratégias certas.

Saiba como reduzir o turnover da sua organização através da promoção de saúde e bem estar junto de um especialista.

Compartilhe

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no Whatsapp

VEJA TAMBÉM