Sabe quem são os seus colaboradores e a que riscos estão sujeitos?

Num mundo laboral em constante mudança, que obriga a que o próprio colaborador se transforme e se molde a essas constantes mudanças, o aparecimento de diversos riscos para a saúde física e mental dos trabalhadores, ou seja, riscos psicossociais, são um grande desafio para as organizações.

Muitas são as definições dadas ao conceito de risco psicossocial, segundo Neto (2014) os fatores de risco psicossociais representam a probabilidade de ocorrerem efeitos negativos para a saúde mental, física e social, gerados por condições de emprego, fatores organizacionais e relacionais que podem interagir com o funcionamento mental e bem-estar psicossocial das/os trabalhadoras/es.

Devido ao aumento da concorrência, de expectativas mais elevadas no desempenho e de mais horas de trabalho, o ambiente laboral torna-se cada vez mais stressante. À medida que as empresas se tornam cada vez mais digitais, o ritmo de trabalho aumenta exponencialmente, sendo controlado pelas comunicações constantes e pelos altos níveis de competição global. As linhas que separam o trabalho da vida pessoal estão cada vez mais ténues, deixando os colaboradores mais expostos a fatores de riscos psicossociais.

Continua lendo

Compartilhe

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no Whatsapp

VEJA TAMBÉM