O stress crónico pode afetar negativamente a nossa saúde ocupacional, desde os nossos batimentos cardíacos e pressão arterial até ao nosso sistema digestivo e imunitário. Quanto mais stressados ​​estamos, mais vulneráveis ​​estamos ao desenvolvimento de doenças.

Vários estudos têm vindo a demonstrar que o stress relacionado com trabalho tem uma ligação direta com problemas de saúde ocupacional.

Empresas líderes, como a Google, percebem o valor de aprimorar as habilidades dos seus gestores com formação para apoiar a saúde mental dos funcionários que lideram. Isto inclui treinar pessoas em Primeiros Socorros em Saúde Mental, aprender como ter conversas difíceis ou como detetar sinais e sintomas quando alguém que lideram pode estar a sofrer de um problema de saúde mental.

Os impactos da COVID-19 tornaram mais trabalhadores vulneráveis ​​a problemas de saúde mental e por isso, agora mais do que nunca, é importante para os empregadores investirem em garantir que os seus gestores estejam equipados com as habilidades para apoiar não apenas as suas equipas, mas também para cuidar de si próprios.

Programas de saude ocupacional do Google

A abordagem da Google para garantir que a saúde mental e o bem-estar da empresa tenham o melhor suporte possível, tanto nacional como globalmente passa por oferecer benefícios para atender às diversas necessidades dos Googlers (funcionários da Google) dentro e fora do trabalho.

Todos nós precisamos cuidar de nossa saúde mental, assim como fazemos com a nossa saúde física. Para os funcionários da Google, estas medidas podem significar acesso a psicoterapia, formações sobre resiliência ou controlo do stress.

Na Google, existem várias iniciativas dedicadas a desestigmatizar a saúde mental no local de trabalho e promover uma Google mais aberta e conectada. Suporte de colegas e formação. Por exemplo, o grupo Blue Dot fornece uma rede de ouvintes, permitindo que os Googlers se conectem com alguém ao vivo ou através de videoconferência, caso precisem de conversar. O assunto e o que divulgam só depende deles.

No ano passado, os Googlers participaram de formações de resiliência, lideradas pelas equipas de bem-estar e saúde mental. O curso ensina os Googlers a combater pensamentos negativos, identificar hábitos diários que drenam energia e descobrir novas maneiras de investir na recuperação física e mental.

Os gestores da Google têm acesso a formação online de saúde mental para aprender como reconhecer sinais e comportamentos de que alguém na sua equipa possa precisar de apoio adicional e como encaminhar essa pessoa para obter ajuda. A importância do bem-estar da equipa é uma área de foco central em todos os programas de desenvolvimento de gestores da empresa. A empresa oferece ainda aos funcionários acesso a diversas aplicações que podem ajudar na saúde mental e emocional, e tem como base a terapia cognitiva comportamental digital. Estas plataformas podem ajudar com técnicas cognitivas e comportamentais a obter uma melhor noite de descanso, ajudar a melhorar a atenção plena através de técnicas de meditação e construir resiliência com uma mistura de pequenos passos, compostos de aulas e atividades interativas.

Aprenda com a inovadora google e ponha em prática na sua empresa.