Team Building: importância na motivação das equipas

A saúde e o bem-estar dos colaboradores são atualmente uma das principais preocupações das empresas. A implementação de programas e políticas que priorizem o Bem Estar individual e coletivo são uma prática cada vez mais importante  e presente nas organizações.

As novas dinâmicas do trabalho pós covid, caracterizadas pelo trabalho remoto e pela flexibilidade, podem, a médio prazo criar um afastamento entre os colaboradores, um desvanecimento da estrutura e valores da organização que afectará as relações entre colegas, o ambiente de trabalho, o compromisso e poderá pôr em causa a própria cultura da organização.

Por estas razões, as dinâmicas de team building, dentro ou fora do escritório, irão ganhar destaque, à medida que as taxas de engagement diminuem, podendo contribuir para criar laços sociais entre as equipas e fortalecendo a motivação na organização.

Para que serve o team building na dinâmica da empresa?

O team building é uma das melhores ferramentas de criação, formação e gestão de equipas que podemos aplicar na dinâmica empresarial.

Este tipo de atividades estimulam o bom ambiente e trazem melhores resultados à organização, promovendo a comunicação e empatia entre colegas.

As atividades de team building procuram fomentar as relações interpessoais entre gestores e colaboradores, trocando os encontros monótonos no escritório por alternativas muito mais divertidas em que desporto, diversão e originalidade são algumas das principais chaves. Permitem reforçar os valores da equipa, e ainda contribuir para melhorar o crescimento profissional e pessoal dos diferentes colaboradores.

Embora seja possível encontrar muitas atividades de team building diferentes, todas elas permitem-nos construir equipas muito mais fortes e eficientes, criar um sentimento de pertença à empresa, incentivar uma comunicação muito mais eficaz e saudável e também incentivar atitudes positivas no local de trabalho.

Qual é a importância do team building nas empresas

Não importa se estamos a falar de uma pequena empresa ou multinacional, todas elas podem beneficiar dos seus benefícios, porque estimula a motivação dos colaboradores que se sentem verdadeiramente envolvidos na empresa, que trabalham com muito mais entusiasmo, que têm uma boa relação uns com os outros e que se envolvem plenamente no seu trabalho, sentindo a empresa como sua.

Atividades de team building

Por fim, se estiver a considerar que tipo de dinâmicas de team building desenvolver na sua empresa, importa referir que, poderá encontrar atividades mais clássicas, ou outras fora da caixa, no entanto o mais importante serão os pontos que pretende desenvolver.

Podemos encontrar dinâmicas de atividades físicas, que podem ir desde competições de paintball a jogos de futebol ou caças ao tesouro, sendo que um dos melhores cenários para este tipo de dinâmicas são ambientes ao ar livre, que podem incluir desde a criação de peças teatrais ou musicais em equipa até concursos de talentos, incluindo oficinas de culinária ou viagens em equipa.

Desta forma, neste regresso ao trabalho, as dinâmicas de team building apresentam um grande potencial para fomentar a união da sua equipa e desenvolver o Bem-Estar Social.

Compartilhe

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no Whatsapp

VEJA TAMBÉM