O Regresso ao trabalho e a Depressão pós-férias

1024 682 Tiago Santos
  • 0

O regresso ao trabalho após uma pausa para férias é sempre um desafio! No entanto, para algumas pessoas, este pode ser um momento de grande sofrimento. Estudos recentes vieram mostrar que 40% da população mundial sofre de tristeza, irritabilidade, sensação de cansaço, alterações de apetite e sono no regresso ao trabalho. Especialistas defendem também que este tipo de sintomas afeta essencialmente profissionais que antes de irem de férias já sofriam de alguma insatisfação em relação ao trabalho.
Mas e será que é possível controlar estas reações e vencer a depressão pós férias? SIM, é possível! Nós dizemos-lhe como.

Antes de ir de férias:

1. Deixe o seu trabalho organizado, sem nada pendente e a secretária limpa. Talvez esteja na hora de pôr em prática algumas técnicas de Feng Shui para arrumar a sua secretária.

Durante as férias:

1. Planeie o seu regresso com algumas resoluções. Faça coisas que gosta como yoga, uma nova aula no ginásio ou inicie uma alimentação saudável e ponha-as em prática logo na primeira semana de regresso ao trabalho
2. Defina tarefas para fazer antes de regressar ao trabalho, como por exemplo, arrumar a casa ou fazer as compras para o mês.
3. Regresse a casa 1 a 2 dias antes de terminar as férias e dê ao seu cérebro e ao seu corpo tempo para se reajustar às novas rotinas.
4. Não sofra por antecipação e não comece a ver emails antes do regresso ao trabalho. Aproveite as férias para se desconetar e trazer mais energia e motivação.

Pós as férias:

1. Pratique exercício físico, pois para além de o ajudar a libertar o stress vai melhorar a sua condição física.
2. Respeite o seu ritmo e não queira resolver todos os problemas que vê pela frente nos primeiros dias.
3. Relembre os seus momentos no jantar de família. A partilha com os amigos e familiares ajuda a reduzir o stress.
4. Socialize.
5. Faça caminhadas regulares no final do jantar. 20 minutos são o suficiente para o ajudar a reduzir o stress e a dormir a melhor.
Se o stress for intenso ou se prolongar no tempo, talvez esteja na altura de refletir se está descontente com alguma coisa no seu local de trabalho ou até mesmo com a sua profissão.

Veja o copo meio cheio! Aproveite para planear já as próximas férias, pois de acordo com a Sociedade Internacional para a Qualidade de Vida, a melhor parte das férias, é o planeamento. Talvez também tenha chegado o momento de avaliar onde está o foco do seu problema e de o resolver.

Bom regresso!

AUTHOR

Tiago Santos

All stories by: Tiago Santos