Corporate Wellbeing: qual o impacto dos programas de bem-estar nas organizações?

Cada vez mais as organizações estão preocupadas com a saúde, o bem-estar e a felicidade dos seus colaboradores. Entre as principais motivações para cuidar dos colaboradores estão a melhoria do ambiente de trabalho, a prevenção do stress e problemas de saúde mental, a retenção do talento e a melhoria do engagement. Além destes fatores, desenvolver o Bem-Estar dos colaboradorestraz benefícios na projeção externa da marca da empresa, podendo atrair colaboradores.

O que é um programa de Bem-Estar no trabalho?

Podemos definir como um conjunto de iniciativas, políticas e medidas implementadas de forma estratégica numa organização, com o objetivo de melhorar o bem-estar dos colaboradores e que contribui para os objetivos do negócio.

Estes programas podem incidir sobre várias dimensões do Bem-Estar do colaborador, sendo normalmente consideradas as dimensões: Física, Mental, Social, Financeiro e profissional

Como se implementa um programa de bem estar colaboradores?

Para aumentar o bem estar colaboradores, as empresas devem apostar em identificar as necessidades das pessoas, perceber quais os riscos e fatores a que estão expostos, escutarem as suas preferências e consolidarem um diagnóstico que permita definir um perfil da organização. É necessário conhecer aspetos como os níveis de stress, de sono, alimentação, ou atividade física. Ou por outro lado fatores, como a carga e ritmo de trabalho.

Continua lendo

Compartilhe

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no Whatsapp

VEJA TAMBÉM