Corporate Wellbeing: qual o impacto dos programas de bem-estar nas organizações?

Cada vez mais as organizações estão preocupadas com a saúde, o bem-estar e a felicidade dos seus colaboradores. Entre as principais motivações para cuidar dos colaboradores estão a melhoria do ambiente de trabalho, a prevenção do stress e problemas de saúde mental, a retenção do talento e a melhoria do engagement. Além destes fatores, desenvolver o Bem-Estar dos colaboradorestraz benefícios na projeção externa da marca da empresa, podendo atrair colaboradores.

O que é um programa de Bem-Estar no trabalho?

Podemos definir como um conjunto de iniciativas, políticas e medidas implementadas de forma estratégica numa organização, com o objetivo de melhorar o bem-estar dos colaboradores e que contribui para os objetivos do negócio.

Estes programas podem incidir sobre várias dimensões do Bem-Estar do colaborador, sendo normalmente consideradas as dimensões: Física, Mental, Social, Financeiro e profissional

Como se implementa um programa de bem estar colaboradores?

Para aumentar o bem estar colaboradores, as empresas devem apostar em identificar as necessidades das pessoas, perceber quais os riscos e fatores a que estão expostos, escutarem as suas preferências e consolidarem um diagnóstico que permita definir um perfil da organização. É necessário conhecer aspetos como os níveis de stress, de sono, alimentação, ou atividade física. Ou por outro lado fatores, como a carga e ritmo de trabalho.

Com base nos resultados obtidos, deve ser elaborado um plano de ação, que identifique as ações que devem ser levadas a cabo e as suas respetivas prioridades.

Posteriormente, é necessário acompanhar as medidas implementadas, recolher indicadores de satisfação, de resultados, verificar se estão ou não a cumprir os objetivos, e analisar se os colaboradores estão envolvidos nas mudanças e estão a participar nas atividades programadas.

Benefícios de um programa de Bem Estar Colaboradores

Apesar de ainda ser encarado como uma despesa estes programas são um investimento. Na organização, no colaborador e em toda a sociedade.

A implementação deste tipo de programas tem impacto em áreas como:

• Aumento da produtividade. Alguns estudos colocam em torno de 30%. O impacto direto é alcançado em dois em cada três colaboradores.

• Redução do absentismo, uma vez que a melhoria da saúde tem impacto direto nas baixas por doença e nas faltas por problemas de saúde.

• Maior compromisso entre o colaborador e a sua organização. Se o colaborador se sentir cuidado e valorizado, não vai querer mudar de empresa.

• Redução do stress devido à melhoria do ambiente de trabalho, maior facilidade de trabalhar em equipa.

• Melhoria da imagem da empresa que vê os seus colaboradores a tornarem-se os melhores embaixadores da mesma.

Todos estes fatores originam maior satisfação no trabalho, maior motivação e ajudam a atingir os objetivos estratégicos definidos pela empresa.

O Bem Estar colaboradores representa um investimento em produtividade, compromisso e melhoria do ambiente de trabalho nas empresas.

Compartilhe

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no Whatsapp

VEJA TAMBÉM