Como implementar um programa de bem estar no trabalho?

O local de trabalho é um ambiente importante para programas de proteção da saúde, promoção da saúde e prevenção de doenças. Em média, os portugueses passam mais de um terço do seu dia, no local de trabalho. Manter uma força de trabalho mais saudável pode reduzir os custos com prémios de seguro, pedidos de indemnização do trabalhador e também no absentismo e produtividade do trabalhador. Para melhorar a saúde e bem-estar dos seus colaboradores, as empresas podem criar uma cultura de bem-estar centrada no colaborador, fornecendo ambientes de apoio onde a segurança física e psicológica é garantida.

Os programas de saúde e bem estar no trabalho referem-se a um conjunto coordenado e abrangente de estratégias que incluem programas, políticas e benefícios, projetados para atender às necessidades de todos os colaboradores.

Muitas vezes é difícil saber como começar um programa ou ter uma base metodológica para seguir. Por isso, partilhamos uma framework de trabalho para que as equipas de recursos humanos possam seguir e implementar projetos mais bem sucedidos.

Clique- Saiba mais sobre as soluções de saúde e bem-estar desenvolvidas pela Workwell para 2022

Modelo de bem estar no trabalho

Este modelo tem a base do Center for Desease Control e é composto por 4 fases:

Fase 1 – Avaliação

Esta fase é um processo de recolha de informação sobre os fatores que apoiam e/ou prejudicam a saúde e o bem-estar dos trabalhadores num determinado local de trabalho e de identificação de potenciais oportunidades para os melhorar ou abordar, incluindo: fatores individuais, como escolhas de estilo de vida, o ambiente de trabalho (por exemplo, condições físicas de trabalho e apoio social) e o nível organizacional (por exemplo, cultura, políticas e práticas).

Continua lendo

Compartilhe

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no Whatsapp

VEJA TAMBÉM