Diagnóstico de bem estar

Nova tendência: Promover saúde nos locais de trabalho

Organizacional Organizacional

A Agência Europeia para a Saúde e Segurança no Trabalho relatou que, o investimento numa boa política de segurança e saúde no trabalho, pode proporcionar uma rentabilidade de 12:1 (um benefício de 12 euros por cada euro investido).

Nos últimos anos, tem-se olhado para o local de trabalho como um espaço fundamental para a promoção de saúde, e que ações neste âmbito podem tornar os colaboradores mais produtivos.

[expander_maker id=”1″]

Então, temos de perceber que colaboradores mais felizes e saudáveis tendem a ter um melhor desempenho, comparativamente a outros colaboradores cujas organizações não promovam uma cultura de saúde e bem-estar nas suas empresas. Isto é importante pois, não há muito tempo, acreditava-se que os programas de promoção de saúde nas empresas eram um gasto, um desperdício de dinheiro, e não um investimento com retorno para o negócio.

Diagnóstico bem estar

O panorama é este, as pessoas passam 1/3 ou mais do seu dia no trabalho, muitas vezes passam horas sentados, o volume de trabalho é imenso e o incentivo que é dado é escasso, não se tem tempo para nada. Agora multiplicamos isto por meses e anos, o resultado não pode ser bom. Lesões derivadas dos movimentos repetitivos e das más posturas vão surgir, perdemos performance porque o cansaço e a falta de motivação para desempenhar as tarefas sobrepõem-se. Estamos stressados com prazos e, porque o trabalho não acaba, saímos de casa já com vontade de voltar, ficamos doentes, fisicamente ou mesmo psicologicamente, e tudo isto é demasiado.

A força de trabalho fica cansada, insatisfeita, não cumpre os standarts, erra mais, produz menos, é economicamente menos ativa, há mais rotatividade de pessoal, e o empregador perde e perde bastante por não estimar os seus colaboradores.

Colaboradores que se sintam valorizados, motivados e saudáveis, são muito mais produtivos e ‘vestem a camisola’ pela empresa!

“Cuide dos seus colaboradores e eles irão cuidar da sua empresa”Richard Branson

Fale conosco para saber mais sobre o Diagnóstico de bem estar dos seus colaboradores

[/expander_maker]

próxima leitura

Liderança resiliente em 2026: competências essenciais para equipas fortes e adaptáveis
Organizacional Organizacional

O papel da liderança na criação de equipas resilientes: competências para o novo ano

Cultura de Bem-Estar em 2026: estratégias práticas para empresas construírem equipas mais saudáveis

Como construir uma cultura de Bem-Estar em 2026

Segurança Psicológica: o fator decisivo para equipas de alta desempenho em 2026

Segurança psicológica: a base invisível das equipas de alto desempenho

conteúdo relacionado

Liderança resiliente em 2026: competências essenciais para equipas fortes e adaptáveis

O papel da liderança na criação de equipas resilientes: competências para o novo ano

Entrar em 2026 com equipas resilientes não é somente uma vantagem competitiva, é uma necessidade estratégica. Num cenário marcado por mudanças rápidas, pressão constante e exigências emocionais crescentes, como as lideranças conduzem as equipas influencia diretamente a estabilidade, a motivação e a capacidade de adaptação. À medida que avançamos, torna-se

Cultura de Bem-Estar em 2026: estratégias práticas para empresas construírem equipas mais saudáveis

Como construir uma cultura de Bem-Estar em 2026

Construir uma cultura de Bem-Estar não é um gesto simbólico. É uma decisão estratégica que influencia desempenho, retenção, clima interno e até à capacidade de inovação de uma organização. Nos últimos anos, vários estudos comprovaram que empresas que estruturam consistentemente os seus programas de saúde emocional e qualidade de vida

Emoções positivas no trabalho: como influenciam o clima organizacional

O papel das emoções positivas no clima organizacional

Porque é que as emoções importam no ambiente de trabalho As emoções moldam diariamente como as pessoas pensam, decidem, comunicam e relacionam-se. No trabalho, o clima organizacional constrói-se a partir destas emoções, que influenciam tanto o desempenho individual como a dinâmica coletiva. Quando as emoções positivas são estimuladas, as equipas

parcerias

Entidades parceiras

ASM
MÉDIS
MULTICARE
PREVERIS
WE CARE ON
AON