Escritórios do futuro são os que estão projetados para o bem estar das pessoas

Organizacional Organizacional

As novas tecnologias mudaram a forma como trabalhamos e graças a elas, qualquer lugar com acesso à internet pode tornar-se um escritório do futuro. O teletrabalho também é uma opção cada vez mais procurada pelos colaboradores e muitos previram o fim dos espaços de trabalho tradicionais, mas estavam errados…

Especialistas alertam que os colaboradores que trabalham em casa desenvolvem um menor sentimento de pertença à empresa e, portanto, menos comprometimento a longo prazo, o que pode causar problemas para ambas as partes.

Oferecer aos colaboradores um espaço de trabalho para onde eles queiram ir, onde se sintam confortáveis, que fomente as suas habilidades e os torne mais produtivos é vital se quisermos que eles voltem a trabalhar nas instalações da empresa.

Para isso, será importante desenhar (ou redesenhar) os escritórios do futuro com base nestes cinco pilares, mas sempre tendo em conta as necessidades específicas de cada empresa e dos seus colaboradores.

[expander_maker id=”1″]

Bem estar ou wellness

Um colaborador que goza de um estado físico e emocional saudável é um colaborador competitivo e produtivo para a empresa. A adaptação de espaços para atividades voltadas ao aprimoramento físico, orientação, escolha de móveis ergonómicos, cuidados com a iluminação e acústica são medidas muito valorizadas pelos trabalhadores e um importante atrativo para as novas contratações.

Flexibilidade do espaço

Todos os anos surgem novos perfis profissionais com necessidades diferentes, o que muitas vezes obriga a que os espaços sejam adaptados a novas atividades. Além disso, o conceito de “open power space” ganha cada vez mais força dentro das empresas que procuram não democratizar espaços e eliminar escritórios. Os locais de trabalho fixos são eliminados e é o colaborador que escolhe onde trabalhar com base na tarefa que deseja realizar.

Concentração e privacidade

Uma queixa comum no local de trabalho é muitas vezes a dificuldade de concentração na tarefa. As conversas que surgem ao redor, as reuniões improvisadas e o barulho geral impedem a concentração de quem deve trabalhar individualmente. Aliás, este é um dos principais argumentos que os trabalhadores utilizam para apoiar o teletrabalho, uma vez que não são “incomodados” em casa. Por esse motivo, é importante que existam espaços adaptados onde seja possível fazer videochamadas e outras situações que exijam privacidade e silêncio.

Atitude e criatividade

Podemos ver nos filmes a ameaça que a inteligência artificial representa para inúmeros empregos, mas há algo que as máquinas não poderão competir, que é a imaginação e a criatividade das pessoas. Destacam-se os profissionais que contribuem com as melhores ideias, que propõem soluções alternativas às convencionais e fazem várias leituras da mesma situação. Por isso, ao pensar em futuros espaços de trabalho, é importante procurar o conselho de colaboradores do setor que proponham áreas que contribuam para a criatividade dos colaboradores.

Os tempos mudam e as empresas devem adaptar-se. Sem dúvida, tanto os espaços de trabalho quanto a forma de trabalhar mudaram em comparação com a forma como os conhecemos até agora. No entanto, temos uma oportunidade única de redesenhar como e onde será o local onde vamos trabalhar.

[/expander_maker]

próxima leitura

Organizacional Organizacional

Os desafios de Bem-Estar de uma força de trabalho cada vez mais envelhecida 

Mentes psicologicamente saudáveis: A chave para uma vida plena e produtiva

O crescimento do bem-estar no trabalho

conteúdo relacionado

Os desafios de Bem-Estar de uma força de trabalho cada vez mais envelhecida 

Portugal ocupa o quarto lugar entre os países da União Europeia com a força laboral mais envelhecida, segundo dados da Pordata. Hoje, metade dos trabalhadores portugueses têm entre 44 e 64 anos, um aumento notável face aos últimos 20 anos. Em paralelo, o número de jovens trabalhadores até aos 24

O crescimento do bem-estar no trabalho

Nos últimos anos, o bem-estar no trabalho consolidou-se como uma prioridade estratégica para empresas em Portugal e na Europa. A crescente consciencialização sobre a saúde mental e física no trabalho tem transformado a forma como organizações se relacionam com os seus colaboradores.   A origem do Bem-Estar no trabalho  Embora o

Os desafios de uma força de trabalho cada vez mais envelhecida  

À medida que as populações em todo o mundo envelhecem, as empresas enfrentam um desafio crescente: a gestão de uma força de trabalho cada vez mais envelhecida. Em Portugal, como em muitos outros países europeus, a população está a envelhecer rapidamente, o que se reflete diretamente na composição etária dos

parcerias

Entidades parceiras

ASM
MÉDIS
MULTICARE
PREVERIS
WE CARE ON
AON