Positive News by Workwell #1 Covid-19 | Trabalhar a partir de casa: Dicas para nos mantermos produtivos e motivados

#1 Covid-19 | Trabalhar a partir de casa: Dicas para nos mantermos produtivos e motivados

 

As empresas estão a atravessar um período de fragilidade derivado do Covid-19. Esta pandemia altamente contagiosa está a obrigar empresas de inúmeros setores, a mandar os seus colaboradores para casa numa resposta de contingência ao surto.

É então dado aos colaboradores a possibilidade de trabalharem a partir de casa provisoriamente, o chamado teletrabalho. Não há um escritório para onde temos de ir, não há colegas por perto, e isto tudo exige uma adaptação que pode ser bastante desafiante para quem não está habituado a este formato de trabalho.

Sabemos que pode ser difícil mantermo-nos motivados e produtivos estando num ambiente isolado, mas não é impossível.
Assim, reunimos algumas dicas que podem ajudar neste desafio que é trabalhar a partir de casa.

 

Arranje-se como se fosse para o escritório

Passarmos o dia de pijama pode dar-nos a sensação de que estamos de férias, e não é o caso. Por isso levante-se, tome duche, vista-se, faça o pequeno-almoço e prepare-se para o dia de trabalho. Este ritual, ajuda-nos a fazer a transição de casa para trabalho.

Crie uma estação de trabalho e um ambiente apropriado

Se não tiver escritório em casa, crie a sua estação de trabalho improvisada. Certifique-se que essa área está organizada e livre de distrações. Um ambiente cómodo é  essencial para que se sinta automaticamente em ‘work mode’.

Defina objetivos diários – Seja realista

Pense em todas as tarefas inerentes ao seu teletrabalho e faça uma lista diária dos objetivos que pretende cumprir.
Anote por exemplo: e-mails a enviar, apresentações a desenvolver e conteúdos a escrever. Coloque por ordem prioritária e vá riscando à medida que vai concluindo.

Isto ajuda a visualizar tudo aquilo a que se propõe e evita que se esqueça de alguma coisa. Mas atenção, querer fazer mil e uma tarefas no mesmo dia pode deixar-nos ansiosos se não as conseguirmos cumprir, seja realista.

Continue a ler ou conheça agora a solução personalizada que criámos para a sua empresa de forma a mitigar as consequências do COVID-19: Saiba mais aqui!

 

Crie uma rotina de trabalho

Trabalhar em casa pode ser um desafio, por isso, estabelecer um horário de começo e término de trabalho é essencial para combater a procrastinação.
Defina um horário de trabalho por exemplo, das 9h às 17h, com uma pausa para almoço das 13h às 14h.

Estabelecer uma hora de almoço ajuda a controlar as fomes ‘fora de horas’. Estando em casa o dia inteiro temos tendência a ser menos ativos, assim, ter horários para comer ajuda-nos a ter mais controlo sobre o que comemos e evitar aumentos de peso.

Faça uma pausa extra de 15 min a meio da manhã ou a meio da tarde para relaxar, ver televisão ou passar os olhos pelo Instagram, isto é importante para nos mantermos motivados.

Termos uma hora de fim impede-nos de prolongar o trabalho até altas horas, o desligar do trabalho é necessário para a mente descansar. Defina uma hora de término, encerre o computador e só volte ao trabalho no dia seguinte.

 

Mantenha contacto com os seus colegas

Manter contacto regular com os seus colegas de trabalho ajuda não só a controlar a falsa sensação de liberdade que nos pode levar ao desleixo, como também, evita a sensação de solidão. O teletrabalho pode ser bastante solitário para quem se está ainda a habituar, algo que nos pode deixar desmotivados.

Para contornar o isolamento, recomendamos que mantenha contacto constante com pessoas através de vídeo chamada ou das redes sociais.


Vantagens de trabalhar a partir de casa

– Mais tempo para estar com a sua família
– Equilíbrio entre vida profissional e pessoal
– Mais saúde
– Economiza tempo com deslocações para o trabalho
– Poupa dinheiro com combustível, estacionamento pago, refeições fora e farda (caso não seja fornecida pela empresa).
– Cria o seu próprio espaço de trabalho
– Maior conforto
– Mais produtividade

Esperamos que estas dicas lhe tenham sido úteis 🙂

Compartilhe

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on whatsapp
Compartilhe no Whatsapp

VEJA TAMBÉM

As competências do futuro profissional do departamento de Recursos Humanos devem estar alinhadas com as novas mudanças na gestão empresarial, tanto as derivadas da…
Entendem melhor, adaptam-se melhor a situações de mudança e incerteza, são mais empáticos, têm uma vida mais saudável… Pessoas com inteligência emocional desenvolvida têm…