Este é o terceiro tema da rubrica ‘Gerir a saúde mental e emocional em tempos de COVID-19’.
Esta é uma rubrica que pretende, oferecer um conjunto de dicas sugeridas pela nossa psicóloga especialista Joana Sousa, que podem ajudar os seus colaboradores a lidarem com a situação de isolamento e distanciamento social, de forma a serem capazes de gerir melhor as suas emoções, pensamentos e atitude perante a atualidade em que vivemos.
As dicas focam 7 temáticas distintas que serão partilhadas ao longo das semanas. Estas são:
1. Manter um pensamento positivo em pleno surto
2. Evitar emoções negativas e comportamentos tóxicos
3. Manter um estilo de vida ativo e saudável
4. Manter a rotina de trabalho
5. Levar este período com humor e leveza
6. Investirmos em nós
7. Coisas para fazer durante a quarentena
As segundas dicas referentes ao tema ‘Evitar emoções negativas e comportamentos tóxicos’ já estão disponíveis, e pode consultá-las aqui!
As dicas desta semana abordam o tema: Manter um estilo de vida ativo e saudável
Continue a ler ou conheça agora a solução personalizada que criámos para a sua empresa de forma a proteger a saúde mental e emocional dos seus colaboradores: Saiba mais aqui!
Dicas de Gestão da Saúde Mental e Emocional
Tema #3: Manter um estilo de vida ativo e saudável
Manter uma alimentação saudável e ingerir bastantes líquidos para uma boa hidratação
Optar por manter uma alimentação saudável e equilibrada, com alimentos de boa qualidade nutricional, que fortaleçam o nosso sistema imunitário, e que contribuam para o nosso bem-estar, mostra-se fundamental na preservação e cuidado da nossa saúde, quer física, quer mental.
O mesmo acontece com a hidratação, ingerir bastantes líquidos ao longo do dia (desde água, chá, sumos naturais), poderá ajudar no restabelecimento da hidratação do nosso corpo. Evite beber bebidas gaseificadas, açucaradas e café em excesso.
Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, reduzir hábitos tabágicos e não consumir drogas
Lembrem-se que as bebidas alcoólicas, o tabaco e as drogas não irão fazer com que os problemas desapareçam, nem nos vão ajudar a lidar de melhor forma com as nossas emoções. Bem pelo contrário.
Praticar exercício físico, para cuidar do corpo e da mente
O isolamento e a quarentena recomendados para contenção desta pandemia, não deverão ser encarados de forma sedentária, nem serem motivo de tal coisa. Mantermo-nos ativos neste período de recolhimento, permite que cuidemos da nossa saúde, não só física, como também mental, ajudando no controlo de ansiedade e redução de stress, bem como na gestão das nossas emoções, muitas vezes oscilantes, neste período de isolamento que sabemos não ser fácil.
Estamos todos alerta para as questões de prevenção e preservação da saúde, com a vinda desta doença. No entanto, não devemos descurar da preservação da nossa saúde mental, algo que, com o passar de muitos dias em isolamento em casa, em conjugação com o distanciamento social, com a mudança de hábitos e rotinas, se torna, cada vez mais complicado de gerir.
Cuidarmos de nós e da nossa saúde mental, é fundamental numa altura como esta. Existem imensas aplicações e plataformas que disponibilizam exercícios, planos de treino e aulas virtuais. Muitos ginásios estão a disponibilizar aulas online gratuitas, de várias modalidades e sem qualquer tipo de custo. Mesmo não tendo material de ginásio específico em casa, podemos usar a nossa imaginação!
Utilizar garrafas e garrafões de água, uma toalha de banho, um tapete mais confortável e que diminua o impacto do corpo com o chão, uma cadeira com um bom apoio, entre outras coisas que poderão ser utilizadas! Yoga, Body Pump, treino funcional, Hiit, Pilates, Dança! Basta equipar e escolher! Mantermo-nos ativos, mesmo em casa, fará como que nos sintamos melhor, mais motivados, positivos e com mais energia para enfrentarmos os nossos dias.
Qualidade de sono
É fundamental ter um sono saudável, de qualidade e em tempo suficiente, de modo a conseguirmos descansar devidamente. Ter bons hábitos de sono, irá permitir que se sinta com mais energia, menos ansiedade, menos irritação, maior concentração e abertura para abraçar o dia de uma forma mais positiva.
Esperamos que estas dicas tenham sido úteis e que consiga preservar a integridade da saúde física e, principalmente, mental dos seus colaboradores!